A luta continua, no oeste e em Brasília.

A luta pela criação do Estado do Tapajós leva em consideração questões jurídicas e legislativas.

Atualmente, o Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós-ICPET trabalha em três projetos na luta pela criação do novo estado. Além da manifestação popular na região do Tapajós, a maioria das frentes de trabalho tramita em Brasília.

"Existem alguns caminhos que já estão postos. Um deles é a coleta de assinatura que está acontecendo desde o Plebiscito de 2011 e tem a responsabilidade de arrecadar 500 mil assinaturas. " explicou o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão.



Mas os trabalhos, segundo ele, já estão avançados no Congresso Nacional. "Temos três Projetos de Emenda à Constituição (PEC) que pedem, basicamente o que a gente pede no Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip), que é uma votação plebiscitária para a divisão territorial de Estados no Brasil aconteçam a partir da área que quer se desmembrar, no caso, a partir dos 23 municípios aqui da região oeste do Pará. ", acrescentou Jean Carlos, enfatizando que a luta pelo novo Estado deve levar em consideração também questões jurídicas.

"Vamos verificar junto com à diretoria eleita como vamos articular junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) essa possibilidade de, juridicamente, a gente conseguir criar o Estado", concluiu o presidente do ICPET.


Um comentário: