Encontro histórico pelo Estado do Tapajós

O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós -  em parceria com a Câmara Municipal de Santarém realizou a Sessão Especial que lembrou o Dia da Luta da Criação do Estado do Tapajós, o 11 de Dezembro, com grande representatividade regional, com a metade de casas legislativas dos municípios do futuro Estado. Estiveram presentes Prefeitos, Vice-Prefeitos, Lideranças da Sociedade Civil Organizada, alunos da Escola Estadual Plácido de Castro e alguns blog de Santarém.



O cerimonial foi realizado pela Coordenadora  de Comunicação do ICPET, Cissa Loyola e, organizado pela equipe de cerimonial da Câmara de Vereadores, e as assessoras parlamentares Márcia Reis, Maysa Lopes e a jornalista Ageise Navarro.


























O dia entrou para a história, 7 anos depois do plebiscito de 2011, com um importante passo firmando o Pacto de Compromisso do Plebiscito que será levado ao Congresso Nacional. Durante a sessão, o prefeito de Alenquer, Juraci Estevam de Souza, representando os prefeitos da região externou total apoio; Dr. Roberto Branco em nome da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, voltou a reafirmar apoio às ações do ICPET.





Os vereadores, Antônio Rocha, atual presidente da Câmara Municipal e o Vice Presidente da Câmara e autor da Sessão Especial, Júnior Tapajós, afirmaram apoio ao pedido de plebiscito que será feito no ano de 2019. O Secretário de Governo, Olavo das Neves; Coronel Héldson Tomaso, Comandante do CPR1; Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; Professor Edivaldo Bernardo, pontuaram os benefícios, dificuldades e possibilidades da criação do novo Estado.


Alguns dos dezenas de voluntários do ICPET



O presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, ressaltou que o nosso discurso emancipacionista precisa estar alinhado regionalmente e, ele é simples, é possível criar o Estado do Tapajós.



A manhã foi marcada com grande emoção ao ser executado o hino gravado do futuro Estado do Tapajós, pela Banda Sinfônica e Coral Maestro Wilson Fonseca.



Lembrado neste dia a representatividade de 96,64% de aprovação regional do plebiscito de 2011, para a criação do Estado, o 11 de Dezembro é uma data histórica para o movimento pois recorda o expressivo resultado totalizando 1.203.574 votos a favor. Foi entregue certificados de menção honrosa aos munícipes em nome dos representantes das 23 cidades que compõem o mapa do futuro Estado.










Texto por Alan do Faro
Acadêmico de Jornalismo do IESPES
e Estagiário do ICPET

Um comentário:

  1. Meus parabéns ao meu grande amigo jeaJ Carlos que tem sido incansável Nessa luta que o nosso estado do Tapajós , que logo seremos emancipados muito obrigado amigo Jean e todos que estejam a frente do estado do Tapajós

    ResponderExcluir