TRE autoriza Plebiscito para a criação do município de Moraes de Almeida/Itaituba e região lembra o estado do Tapajós.

O ICPET Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós, vem acompanhando a articulação pelo SIM da Comissão Pró Emancipação.


O Tribunal Regional Eleitoral aprovou realização de plebiscito no município de Itaituba para criação do município de Moraes de Almeida. A atual legislação prever consulta plebiscitária em todo o município, assim todos eleitores de Itaituba terão o direito de votar. 

Leia no final a íntegra da decisão do TRE.

Sendo aceita a criação do novo Município, ainda sera necessário a aprovação da Lei que regulamenta a criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios que atualmente está na Câmara dos Deputados Federais, PEC 137/15, pronta pra ir a plenário.


O município de Moraes de Almeida irá ocupar uma área de um pouco mais de 12 mil quilômetros quadrados, fazendo limites com Itaituba, no Rio Aruri, na Cuiabá Santarém; no Riozinho, com Novo Progresso, também na Cuiabá Santarém; no Rio Sumaúma, na Transgarimpeira com Itaituba e com Altamira. Segundo o levantamento populacional, realizado em 2018 na área existem mais de 10 mil habitantes.


Moraes de Almeida possui todas as condições para se tornar cidade, sendo um dos distritos mais ricos da região. Existe na área do pretenso município duas grandes mineradoras ( Serabi e Brazauro) e duas concessões florestais, que proporcionam a extração legal de madeira para 12 serrarias trabalharem dia e noite exportando mensalmente milhares de metros cúbicos de madeira beneficiada. Na região o comércio é forte, atende a região garimpeira e a agropecuária daquela região. Funcionam ali, duas escolas, uma com 1.200 alunos e outra com 400 alunos de ensino fundamental e à noite funciona o ensino médio com mais de 300 alunos, alem dos cursos superiores periódicos.


"A emancipação política administrativa, é um caminho para o progresso", disse um dos membros da comissão do SIM Vereador de Itaituba, Peninha. 


Em contato com o ICPET, o vereador Manoel Dentista, presidente da Câmara de vereadores do Município de Itaituba, disse que, "Itaituba perde um filho mas ganha um irmão", para ele, a cidade se torna mais forte. Sou a favor da emancipação de Moraes de Almeida, concluiu.

 

A comissão pelo SIM no  plebiscito, vem trabalhando para que os eleitores de todo o município de Itaituba votem pela criação do município de Moraes de Almeida que sendo criado fará parte do mapa do futuro estado do Tapajós.

Os argumentos utilizados são os mesmos para a emancipação regional para a criação do estado do Tapajós. É a somatória, da união, da presença do poder público mais perto dos problemas, é o caminho para a organização e o desenvolvimento de uma região.



Junte-se a nós! Seja um voluntário (a) você também!

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516360

Tesoureiro: Adailson Waugham (Dadá). (93) 992257813

Texto: Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.

Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola

Com Informações: Oimpacto

Imagens: Reprodução/internet e página facebook Moraes Almeida - PA

Apoio

Servidores Públicos de Santarém

Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento.

Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).


Visite nossas páginas

Fapage -  TapajosMeuEstado

Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Email - plebiscitotapajos@gmail.com

ABAIXO VEJA NA ÍNTEGRA A AUTORIZAÇÃO DO TRE
















Um comentário: