Curuá


Histórico
O município de Curuá foi criado através da Lei nº 5.924 de 28 de dezembro de 1995, assinada pelo governador Jáder Barbalho, desmembrado do município de Alenquer, com sede na localidade de Curuá, que passou à categoria de cidade, com a mesma denominação.

Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1997, com a posse do prefeito José Vieira de Castro, do vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal de 3 de outubro de 1996.

Cultura

Economia

Limites
Ao Norte - Município de Alenquer
A Leste - Município de Alenquer
Ao Sul - Município de Santarém
A Oeste - Município de Óbidos

Curuá e o Plebiscito do Estado do Tapajós – 2011
A cidade de Curuá, assim como todas as outras que fazem parte do que será o Estado do Tapajós, teve uma votação de forma totalmente positiva para a criação do mesmo.

Com 6.600 votos a favor e apenas 74 votos contra. A população expressa o grande sentimento de compor esse que será o mais novo Estado do Brasil.

Localização
O município pertence à mesorregião Baixo Amazonas e a microrregião Santarém. Curuá do Norte é o nome dado ao rio formado pela união de dois cursos d’água, de quase igual importância: Curuá- Panema e Cuminá de Leste. São rios de pouca largura, de navegação difícil, cortado por numerosas e perigosas cachoeiras, muito secos no verão, mas ricos em castanha, salsa e copaíba.

O Curuá do Norte tem a sua foz no lago dos Botos e na sua margem esquerda, está a atual cidade de Curuá.

O município tem sua origem na instalação de uma missão catequista, pelos padres capuchos da Piedade, no fim do século XVIII, à margem do rio Curuá para atrair os índios que habitavam nas redondezas.

E à missão deram a denominação de Arcozelos, porém uma série de dificuldades impediu o seu desenvolvimento levando os padres a seguirem para outro local, onde mais tarde surgiria o município de Alenquer.

Nos Decretos de 1930, 1935 e 1938 que relacionam os municípios do Estado, Curuá consta como um distrito de Alenquer.



Pesquisa e Texto por Alan do Faro

Nenhum comentário