Mojui dos Campos

História

A história da cidade de Mojuí dos Campos, começou por volta de 1914, quando dezenas de famílias nordestinas chegaram ao local formando o pequeno povoado de Mojuí que pertencia ao município de Santarém.
Na época devido a forte seca no nordeste muitas famílias imigraram para o pequeno povoado de Mojuí que apresentava melhores condições de vida e era ideal para o plantio. Em 1952 registrou-se a chegada de cerca de 50 famílias vindas do Ceará que se instalaram no povoado.
Com o constante aumento da população, no dia 31 de dezembro de 1964, o então governador do Estado do Pará o Coronel Jarbas Passarinho assinou a lei nº 3.227, elevando o pequeno povoado de Mojuí dos Campos a categoria de Vila.
Com o passar dos anos o progresso e o desenvolvimento da Vila deixavam clara a necessidade de emancipação e as primeiras lideranças começaram a trabalhar neste processo de separação.
Dois plebiscitos foram realizados, o primeiro em 1995 e o segundo em 1999, quando uma votação expressiva em favor da separação da Vila de Mojuí dos Campos do município de Santarém fortaleceu ainda mais o sentimento de independência dos moradores, o índice de aprovação foi de 84%.
Em 2005 uma comissão pela emancipação de Mojuí dos Campos foi a Brasília lutar pela criação do município. Em maio de 2009 o Tribunal Superior eleitoral - TSE aprovou o plebiscito de 1999 por recomendação da Procuradoria Geral Eleitoral que emitiu  parecer favorável assinado pelo vice-procurador eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho.
Em 2010 o Tribunal Regional Eleitoral – TRE marcou para o dia 28 de março as primeiras eleições do novo município, mas uma decisão inesperada mudaria o rumo dos acontecimentos. No dia 11 de março às 11 horas da manhã, dezessete dias antes das eleições o TRE suspendeu o processo eleitoral. Somente em 2012 os anseios da população de Mojuí dos Campos de ver concretizado o sonho da emancipação aconteceu e a população foi as urnas eleger seu primeiro prefeito municipal e vereadores. No dia 1º de janeiro de 2013 o prefeito tomou posse junto com os vereadores, compondo dessa forma o primeiro Executivo e Legislativo municipal marcando de fato o nascimento do município de Mojuí dos Campos.

Localização
Mojui dos Campos é o mais novo município criado no Estado do Pará e está localizado na região do baixo amazonas, sua distância entre o  cais do porto de Santarém e a praça matriz de Mojui é de aproximadamente 34 Km.
Municípios vizinhos que fazem extrema com Mojuí são: Santarém, Belterra, Placas e Uruará. Principal base econômica do município de Mojuí dos Campos é a agricultura.

População
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE sua área territorial abrange cerca de 4.988.236 Km2.
Dados do IBGE em 2015 apontam que o município possui uma população estimada em 15.446 habitantes, mas os poderes Executivo e Legislativo contestam esta informação, uma vez que o município possui 17.202 eleitores, e que esses dados divulgados pelo IBGE são com base no último senso realizado em 2010.

Clima
O clima, como em toda a região amazônica, é quente e úmido. A temperatura tem como máxima 36° e mínima 22,6º. Entretanto, mantém-se mais ou menos estável em torno de 30º.

Economia
 A economia se baseia principalmente na agricultura.

Cultura

No mês de novembro Realiza-se a manifestação religiosa Caminhada de Fé com Maria que surgiu em 1995 e teve como criador o padre Auricélio Paulino. Na primeira edição, apenas 300 pessoas fizeram o trajeto de Mojuí dos Campos à Santarém. No decorrer dos anos, o número de fiéis atraídos pela devoção à Maria aumentou e atualmente milhares de devotos participam da procissão, que faz parte da programação da Festividade de Nossa Senhora da Conceição. A trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, Caminhada de Fé com Maria, sai da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Santarém, oeste do Pará, no início da noite, com destino a Igreja de Santo Antônio, localizada no município de Mojuí dos Campos. A imagem é transportada em uma caminhonete e seguida por devotos em carreata. Ao chegar à Igreja de Santo Antônio uma missa é realizada. A Caminhada de Fé com Maria sai de Mojuí dos Campos na noite de sábado, quando milhares de romeiros irão percorrer 38 quilômetros, até chegar a Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Santarém, na manhã de domingo. Todo o ano a Festividade apresenta um tema geral. 



A Festa da Integração Nordestina acontece todo ano no mês de julho com danças, exposições e shows culturais. O evento resgata a saga dos nordestinos que vieram para a região e construíram na localidade distante 37 km de Santarém, uma história de trabalho. Nas barracas o público encontra iguarias como: rapadura, doce de jaca, goiaba com leite, moreninha e batida de cana. A inovação em 2012 foi o museu de antigos moradores, lugar que conta um pouco dos costumes desse povo. Nele há o registro de fotos das gerações passadas que viveram na vila e que deram origem as novas. No Museu há uma pesquisa sobre as danças, um resgate feito junto aos grupos folclóricos pela coreógrafa Daniela Neves

Patrimônio Arquitetônico


Igreja de Santo Antônio de Pádua
Dentre as festividades, deve ser destacada a festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. As comemorações acontecem no mês de junho (trezena), é comemorada em várias comunidades próximas ao município. Durante a festividade acontece o arraial de Santo Antônio, o mesmo possui um caráter religioso, porém, é um espaço de diversão para todos que moram e visitam a cidade
  
Igreja Assembleia de Deus de Mojuí dos Campos 


Prefeitura Municipal

 Praça da Igreja Santo Antônio de Pádua


Infraestrutura 
Transportes
As duas principais saídas da cidade é a PA-431, que liga Mojuí dos Campos a BR-163, na comunidade de São José, e a PA-370, que liga Mojuí dos Campos a comunidade de Santa Rosa, as duas estradas levam a Santarém. Além dos ramais que vão para as outras comunidades do Planalto.
De Mojuí dos Campos até o São José (a 20 km de Santarém) são 14 km. Já Mojuí dos Campos até o km 31 da PA-370 são 10 km.

Educação

Referências 
http://www.mojuidoscampos.pa.gov.br/o-municipio/historia-de-mojui-dos-campos
https://blogdojurandiranselmo.blogspot.com/2018/04/festa-da-integracao-nordestina.html
http://www.parasustentavel.pa.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/Mojui%CC%81-dos-Campos.pdf

Pesquisa e texto por Adriane Vieira

Nenhum comentário