História
A história da cidade de Mojuí dos Campos, começou por volta de 1914, quando dezenas de famílias nordestinas chegaram ao local formando o pequeno povoado de Mojuí que pertencia ao município de Santarém.
Na época devido a forte seca no nordeste muitas famílias imigraram para o pequeno povoado de Mojuí que apresentava melhores condições de vida e era ideal para o plantio. Em 1952 registrou-se a chegada de cerca de 50 famílias vindas do Ceará que se instalaram no povoado.
Com o constante aumento da população, no dia 31 de dezembro de 1964, o então governador do Estado do Pará o Coronel Jarbas Passarinho assinou a lei nº 3.227, elevando o pequeno povoado de Mojuí dos Campos a categoria de Vila.
Com o passar dos anos o progresso e o desenvolvimento da Vila deixavam clara a necessidade de emancipação e as primeiras lideranças começaram a trabalhar neste processo de separação.
Dois plebiscitos foram realizados, o primeiro em 1995 e o segundo em 1999, quando uma votação expressiva em favor da separação da Vila de Mojuí dos Campos do município de Santarém fortaleceu ainda mais o sentimento de independência dos moradores, o índice de aprovação foi de 84%.
Em 2005 uma comissão pela emancipação de Mojuí dos Campos foi a Brasília lutar pela criação do município. Em maio de 2009 o Tribunal Superior eleitoral - TSE aprovou o plebiscito de 1999 por recomendação da Procuradoria Geral Eleitoral que emitiu parecer favorável assinado pelo vice-procurador eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho.
Em 2010 o Tribunal Regional Eleitoral – TRE marcou para o dia 28 de março as primeiras eleições do novo município, mas uma decisão inesperada mudaria o rumo dos acontecimentos. No dia 11 de março às 11 horas da manhã, dezessete dias antes das eleições o TRE suspendeu o processo eleitoral. Somente em 2012 os anseios da população de Mojuí dos Campos de ver concretizado o sonho da emancipação aconteceu e a população foi as urnas eleger seu primeiro prefeito municipal e vereadores. No dia 1º de janeiro de 2013 o prefeito tomou posse junto com os vereadores, compondo dessa forma o primeiro Executivo e Legislativo municipal marcando de fato o nascimento do município de Mojuí dos Campos.
Localização
Mojui dos Campos é o mais novo município criado no Estado do Pará e está localizado na região do baixo amazonas, sua distância entre o cais do porto de Santarém e a praça matriz de Mojui é de aproximadamente 34 Km.
Municípios vizinhos que fazem extrema com Mojuí são: Santarém, Belterra, Placas e Uruará. Principal base econômica do município de Mojuí dos Campos é a agricultura.
População
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE sua área territorial abrange cerca de 4.988.236 Km2.
Dados do IBGE em 2015 apontam que o município possui uma população estimada em 15.446 habitantes, mas os poderes Executivo e Legislativo contestam esta informação, uma vez que o município possui 17.202 eleitores, e que esses dados divulgados pelo IBGE são com base no último senso realizado em 2010.
Clima
O clima, como em toda a região amazônica, é quente e úmido. A temperatura tem como máxima 36° e mínima 22,6º. Entretanto, mantém-se mais ou menos estável em torno de 30º.
Economia
A economia se baseia principalmente na agricultura.
Cultura
No mês de novembro Realiza-se a manifestação religiosa Caminhada de Fé com Maria que surgiu em 1995 e teve como criador o padre Auricélio Paulino. Na primeira edição, apenas 300 pessoas fizeram o trajeto de Mojuí dos Campos à Santarém. No decorrer dos anos, o número de fiéis atraídos pela devoção à Maria aumentou e atualmente milhares de devotos participam da procissão, que faz parte da programação da Festividade de Nossa Senhora da Conceição. A trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, Caminhada de Fé com Maria, sai da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Santarém, oeste do Pará, no início da noite, com destino a Igreja de Santo Antônio, localizada no município de Mojuí dos Campos. A imagem é transportada em uma caminhonete e seguida por devotos em carreata. Ao chegar à Igreja de Santo Antônio uma missa é realizada. A Caminhada de Fé com Maria sai de Mojuí dos Campos na noite de sábado, quando milhares de romeiros irão percorrer 38 quilômetros, até chegar a Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Santarém, na manhã de domingo. Todo o ano a Festividade apresenta um tema geral.
A Festa da Integração Nordestina acontece todo ano no mês de julho com danças, exposições e shows culturais. O evento resgata a saga dos nordestinos que vieram para a região e construíram na localidade distante 37 km de Santarém, uma história de trabalho. Nas barracas o público encontra iguarias como: rapadura, doce de jaca, goiaba com leite, moreninha e batida de cana. A inovação em 2012 foi o museu de antigos moradores, lugar que conta um pouco dos costumes desse povo. Nele há o registro de fotos das gerações passadas que viveram na vila e que deram origem as novas. No Museu há uma pesquisa sobre as danças, um resgate feito junto aos grupos folclóricos pela coreógrafa Daniela Neves
Patrimônio Arquitetônico
![]() |
Igreja de Santo Antônio de Pádua |
Dentre as festividades, deve ser destacada a festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. As comemorações acontecem no mês de junho (trezena), é comemorada em várias comunidades próximas ao município. Durante a festividade acontece o arraial de Santo Antônio, o mesmo possui um caráter religioso, porém, é um espaço de diversão para todos que moram e visitam a cidade
![]() |
Igreja Assembleia de Deus de Mojuí dos Campos |
![]() |
Prefeitura Municipal |
![]() |
Praça da Igreja Santo Antônio de Pádua |
Infraestrutura
Transportes
As duas principais saídas da cidade é a PA-431, que liga Mojuí dos Campos a BR-163, na comunidade de São José, e a PA-370, que liga Mojuí dos Campos a comunidade de Santa Rosa, as duas estradas levam a Santarém. Além dos ramais que vão para as outras comunidades do Planalto.
De Mojuí dos Campos até o São José (a 20 km de Santarém) são 14 km. Já Mojuí dos Campos até o km 31 da PA-370 são 10 km.
Educação
Referências
http://www.mojuidoscampos.pa.gov.br/o-municipio/historia-de-mojui-dos-campos
https://blogdojurandiranselmo.blogspot.com/2018/04/festa-da-integracao-nordestina.html
http://www.parasustentavel.pa.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/Mojui%CC%81-dos-Campos.pdf
Pesquisa e texto por Adriane Vieira
Nenhum comentário