Conheça a estrutura do estado do Tapajós.

Você já pensou em como seria o mapa do Brasil com mais um estado, o seu estado, o Estado do Tapajós? Esta é a maior proposta de desenvolvimento econômico, social e político de uma região, por isso o empenho em ver este estado, que já foi sentimentalmente criado. Veja como seria a nossa estrutura.


O Tapajós é uma proposta de nova unidade federativa do Brasil, resultado do desmembramento do Pará, mais especificamente, das regiões do Baixo Amazonas e do Oeste do Pará, abrangendo 27 municípios. Atualmente, a região proposta tem os índices sociais mais baixos do país, e, caso seja criado o estado, terá 23 municípios e um PIB estimado em R$ 18 bilhões. 

Caso a proposta de criação da nova unidade da federação seja efetivada, o Estado do Tapajós teria uma extensão territorial de 728 mil km² e uma população de, quase, 2 milhões de habitantes. Os 23 municípios que podem compor o novo estado são os seguintes: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Uruará e Trairão.

Quanto à estrutura política o Estado do Tapajós terá 08 deputados federais e 24 estaduais. Pela primeira vez o hoje Oeste do Pará será representado no Senado Federal com 03 senadores.

Um comentário:

  1. A área do estado está errada. Essa área de um pouco mais de 700.000 km2 corresponde ao projeto de 2011 de criação do Tapajós e que foi derrotado no plebiscito. No novo projeto, saíram alguns municípios, como o gigante Altamira, e a área do novo Tapajós estaria na casa dos 500.000 km2.

    ResponderExcluir