Emancipação do Tapajós, uma luta de todos nós.


A criação do estado do tapajós é um dos maiores projetos desenvolvimento econômico do Brasil. O desejo do povo esquecido do oeste do Pará já foi testado. 

Uma das maiores conquistas do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós foi o plebiscito realizado em 11 de dezembro de 2011, onde todos os paraenses foram as urnas para decidir se queriam ou não a divisão do Pará em três novos estados.
A maioria dos eleitores do estado decidiu pela não emancipação das regiões sudeste e oeste do Pará. Mas o resultado da consulta pública apontou que a região oeste foi favorável a divisão e criação do novo estado. 
Em 23 municípios do estado, quase 97% disseram sim para a criação do estado do Tapajós. Foram mais de 1,2 milhão de votos a favor. Santarém foi praticamente unânime pela criação do estado. O percentual foi de quase 99%, um resultado considerado expressivo do ponto de vista do ICPET.
Em 2011, ano em que foi realizado o plebiscito, o Tapajós teria mais da metade da área do atual Pará, com 27 municípios e 1,2 milhão de habitantes, 15% da população do Pará. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo que é produzido pela economia, seria de quase R$ 6,5 bilhões, cerca de 11% do PIB do Pará, conforme com dados do Idesp.



A atual configuração no novo estado tem 23 municípios, sendo divididos como indica o mapa abaixo. É pela emancipação desta região que o Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós tem trabalho e se empenhado. Faça você também parte desta luta.




Nenhum comentário