Estado do Tapajós é um centro universitário.



ICPET (Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós)

Santarém é o segundo município do Pará com maior número de universidades e cursos profissionalizantes, perdendo apenas para a capital Belém. Além de Santarém, outros municípios também tentam seguir a tendência de investir em estudos. Depois de alguns anos, municípios como Alenquer, Monte Alegre, Juruti, Óbidos e Oriximiná também já tem campus da  UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará e outras faculdades.

As regiões mais deficientes em centros universitários são a Transamazônica e a BR163. Dentre os estudantes, 43% dos universitários migram de outros municípios do Pará e até de outros estados. A maioria vem dos municípios de Altamira e Itaituba, de outros estados da região centro oeste, especificamente dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Isso acontece graças, primeiramente, à localização de Santarém. O acesso é possível pelas vias: fluvial, aéreo e rodoviário, neste caso ainda muito precário. Essa migração é boa para o município, uma vez que movimenta a economia local, uma vez que a educação é o principal objetivo de investimentos das famílias de classe média. Além disso, as instituições de ensino investem na formação de novos profissionais, na qualificação técnica e de equipamentos, estimulando ainda mais a economia.
 
Isso é prova de que a nossa região tem muitas vocações. E uma delas é a formação de profissionais. E ainda temos muitas possibilidades de expansão deste pólo de educação. O que certamente acontecerá com mais rapidez após a criação do Estado do Tapajós.

#TapajósMeuEstado

Nenhum comentário