Cantor Beto Barbosa "Nasci em Belém e uso minha voz para fazer a voz do Pará esquecido, carente e desassistido. Continuo fazendo parte dos 35% que querem a divisão daquele Estado, que quer a independência. Não podemos ser egoístas e impedir as pessoas de crescerem"



O ICPET Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós, tem feito coro a declaração do cantor Beto Barbosa, que se revoltou com a não emancipação da região.
Morador na cidade de Aveiro

Em entrevista a UOL, o cantor prometeu tirar seus familiares do Pará. “Na primeira oportunidade que eu tiver, vou tirar minha família de lá. Saí do Pará há 25 anos e há 20 anos não faço show lá, nem por R$ 1 milhão. Não podemos ser egoístas e impedir as pessoas de crescerem.”, disse Barbosa, explicando que a mãe dele ainda mora no Pará porque sofre de Alzheimer e não tem condições de pegar um voo. “Minha irmã e meus dois sobrinhos também moram em Belém, mas quando minha mãe tiver condições de viajar, todos vão embora do Pará.”

Cidade de Monte Alegre

Beto Barbosa se diz revoltado principalmente pela diferença social entre as regiões. “Se Tapajós e Carajás virassem Estado iam crescer e mudar aquela situação de total carência das pessoas que moram naquela região. É inadmissível saber que existem pessoas que ainda moram em palafitas, sem banheiro, sem médicos e tem de enfrentar dias de barco, doentes para um socorro, que muitas vezes não têm.”
Palafitas da cidade de Altamira - Realidade de milhares de pessoas espalhadas na região ribeirinha do baixo amazonas e Tapajós

Beto Barbosa se diz revoltado principalmente pela diferença social entre as regiões."(O Tapajós) aí crescer e mudar aquela situação de total carência das pessoas que moram naquela região. É inadmissível saber que existem pessoas que ainda moram em palafitas, sem banheiro, sem médicos e tem de enfrentar dias de barco, doentes para um socorro, que muitas vezes não têm.”
Foto registrada na transamazônica. Trecho próximo aos municípios de Placas, Rurópolis e Uruará.

“Não tenho do que me orgulhar do Pará dessa forma que está. Tenho pena do povo e, não só como paraense, mas como cidadão brasileiro, não posso ficar calado e deixar que o Estado continue nesse atraso”, completou o cantor de sucesso nos anos 80.
Próximo ao município de Uruará. As condições das rodovias estaduais e federais estão quase todas nessa situação

Ele afirma que vai continuar na campanha pela divisão do Estado. “Nasci em Be
lém e uso minha voz para fazer a voz do Pará esquecido, carente e desassistido. Continuo fazendo parte dos 35% que querem a divisão daquele Estado, que quer a independência.”
Cidade de Novo Progresso
Beto Barbosa classifica o Pará como um “barril de pólvora” violento e desordenado. “Num país democrático como o nosso não poderia existir um Estado tão grande em território porque o povo fica desassistido de tudo, onde o atraso e a corrupção predominam. Vejo a decadência do Pará e do seu povo sofrido, que agora vão sofrer nas mãos desses políticos que continuam a se revezar no poder.”
Transamazônica

O cantor rebateu uma das alegações dos antisseparatistas de que a criação de Tapajós e Carajás iria onerar a União. “O que onera hoje no nosso país é sustentarmos a corrupção. O brasileiro e o paraense têm de abrir os olhos e ter consciência política para saber votar nas pessoas certas para que o Estado cresça. O exemplo disso é o Ceará, que há 20 anos vivia outra realidade e hoje se transformou numa potência no turismo. O cearense soube eleger novos governantes, que alavancaram a economia do Estado com o turismo”, disse o cantor, que morou no Ceará e disse que nasceu em Belém “por um acidente de percurso. Desse jeito não tenho do que me orgulhar do Pará.”
Escoamento da produção - Transamazônica.
Para o presidente do ICPET Jean Carlos Leitão, declarações como a do cantor Beto Barbosa mostram racionalidade, pois a região do Tapajós, não pode sobreviver abandonada, por causa de um discurso apenas emocional de que “queremos o Pará grande”, sendo que mesmo com a emancipação do Tapajós o Pará ainda continuará maior que 127 país dos 193 países no mundo”. 
Cidade de Santarém

Hoje o cantor Beto Barbosa encontra-se com um quatro clínico complicado devido a uma cirurgia de retirada da bexiga.
Transamazônica
os que o povo do Tapajós faça um clamor pela vida do nosso guerreiro emancipacionista que nos defendeu e ajudou no plebiscito de 2011.
Município de Jacareacanga - Realidade da vida das pessoas nas áreas ribeirinhas e rurais, temos casas de palha e barro até mesmo dentro das áreas urbanas de nossos municípios do Oeste do Pará - Tapajós - Foto: prefeitura de Jacareacanga.
  • Fonte:
  • Carlos Madeiro*
  • Do UOL Notícias, em Belém (PA)

Junte-se a nós!

Visite nossas páginas
Fanpage - Tapajosmeuestado
Grupo de Facebook - Tapajosmeuestado
Email: plebiscitotapajos@gmail.com
Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516360
Tesoureiro: Adailson Waugham (Dadá). (93) 992257813

Apoio:

Divisão do Estado do Tapajós - Prefeitura de Santarém.

Câmara de Vereadores de Santarém.

Servidores Municipais de Santarém

2 comentários:

  1. Q pena.. Cuspir no prato que comeu. Família desse rapaz ganhou muito dinheiro aqui, lojas bagda, ele era gerente.. Agora dizer que nasceu aqui por um acidente? Então pq não levou toda sua família pro Ceará, já que ganhou também como cantor de lambada, usando nosso ritmo pro seu sucesso? No Ceará a pobreza não fica atrás, se não for pior no sertão, pelo menos aqui temos água.. Acho que é efeito dos remédios na cabeça desse rapaz.. Deus lhe restabeleça o juízo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são remédios amigo, ele apenas já viu o abandono de quase 400 anos que vivemos no oste do pará, apenas isso!

      Excluir