ICPET envia histórico de luta e pedido de plebiscito para a criação do estado do Tapajós é protocolado no Senado Federal pelo Senador do Tocantins Siqueira Campos


O ICPET Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós enviou resumo da luta de criação do novo estado a pedido do gabinete do senador Siqueira Campos e pleiteava audiência afim de tratar da emancipação regional, dada a defesa pela criação de mais estados que foi destaque no discurso do senador Siqueira Campos (DEM) no ato de posse, foi então que o ex-governador do Tocantins apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que dispõem sobre a realização de plebiscito para a criação do Estado do Tapajós.

O PDL sugere uma consulta ao eleitorado do Pará para que em plebiscito decida pela criação ou não do estado de Tapajós. O texto indica que 23 municípios paraenses seriam os responsáveis por formar esta nova unidade da federação, entre eles está Santarém, que tem mais de 300 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.

Dos três senadores paraenses, apenas Paulo Rocha (PT) e Zequinha Marinho (PSC) subscreveram o PDL de iniciativa de Siqueira Campos. Quem não assinou a proposta do tocantinense foi Jader Barbalho (MDB).

Nós vínhamos trabalhando com o gabinete do senador logo após sua posse no sentindo da emancipação da região. E enviamos a pedido do gabinete um resumo riquíssimo da luta de emancipação e agora recebemos a notícia que o senador disponibilizou um pedido de plebiscito a partir da configuração que temos seguido após o plebiscito de 2011, portanto temos oficialmente a partir de agora um pedido de plebiscito tramitando no Senado Federal. Disse o presidente do ICPET Jean Carlos Leitão

Leia a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo sobre Tapajós.




Maranhão do Sul
Siqueira Campos também propôs a criação de um Maranhão do Sul, que sairia do desmembramento de mais de 40 municípios do estado-mãe. Na lista está cidades como Imperatriz, com 254 mil habitantes; e Balsas, com população de mais 90 mil; também conforme estimativa do IBGE de 2018.

Apoio menor que do Pará
O apoio da bancada do Maranhão foi ainda menor. Os senadores Roberto Rocha (PSDB) e Weverton Rocha Marques (PDT) não apoiaram a ideia do ex-governador do Tocantins. A única parlamentar que subscreveu a proposta de Siqueira Campos foi Eliziane Gama (Cidadania).


Junte-se a nós! 
Seja um voluntário (a) você também!

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 988135012

Texto: Presidente do ICPET Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.

Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola

Imagens: Acervo ICPET e Reprodução/Internet

Apoio
Servidores Públicos de Santarém - Doação Voluntária.

Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento. Passagens aéreas e estadia em Manaus.

Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).

Visite nossas páginas

Fapage -  TapajosMeuEstado

Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Email - plebiscitotapajos@gmail.com

3 comentários:

  1. Um estado gigantesco,impossível ser bem governado

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida a região será beneficiada com essa nova criação ( estado do Tapajós) o desenvolvimento explorará,,,, sou totalmente a favorecer da criação

    ResponderExcluir