Em Monte Alegre ICPET participa de projeto sobre o Estado do Tapajós na Escola Antônio Pereira de Araújo.


O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - tem realizado a integração dos municípios para fortalecer o pedido de plebiscito que tramita no Senado Federal. No município de Monte Alegre, em ação na Escola Antônio Pereira de Araújo, foi realizado grande evento para fortalecer e orientar sobre o trabalho a respeito do plebiscito para a criação do estado do Tapajós que o ICPET vem realizando.

O evento é fruto de um projeto idealizado pelo geógrafo professor Edivim Gomes da Silva que esclareceu como surgiu a ideia de trabalhar a temática:

"Certo dia de aula sobre regionalização do Brasil um aluno lançou a pergunta: “professor quem queria dividir o estado do Pará?” A sala não deu muita atenção para a pergunta do aluno, comecei a explicar e o aluno continuou argumentando “professor minha mãe votou no Não e disse que não seria bom dividir o Pará”. Desse ponto, outros alunos começaram a indagar também sobre o tema. Diante do interesse dos alunos pelo tema, levei o mesmo debate para as demais turmas do sétimo ano e averiguei que das três turmas, aproximadamente 90% não tinham informações concretas ou não lembravam do plebiscito da divisão do estado do Pará. Percebi a falta de conhecimento do assunto e em contrapartida também o interesse em querer saber. Foi neste momento que surgiu a ideia em iniciar um projeto que abordasse esse tema. Assim iniciei projeto intitulado Pará, Tapajós e Carajás: Sim ou Não?" contou o Porfessor.

O projeto passou por diversas fases, inclusive com simulação do plebiscito da proposta de criação do novo estado, onde votaram alunos do fundamental II, funcionários, pais e responsáveis. As turmas do sétimo ano foram divididas em dois grupos para fazer uma campanha do Sim e do Não em todas as salas e divulgação na Rádio Escola e culminou com a presença do ICPET no dia 25 de setembro em um grande encontro na Igreja da Paz de Monte Alegre. Participaram do encontro alunos, alunas, pais e a comunidade escolar como um todo.

"Nosso objetivo é proporcionar informações e conhecimento a cerca do tema para o aluno. É necessário qualificar o debate, principalmente num tema relevante como esse de mudanças de grandes proporções. Não queremos orientar o aluno a ser contra ou a favor, nossa proposta é dar subsídios para que o aluno consiga formar suas próprias opiniões, assim como suas análises, e o ICPET como ator deste processo nos ajudou nesses pontos. Outra, que tivemos o  médico veterinário Alain Xavier que foi convidado para dialogar e fazer os contra pontos a respeito da criação do Estado do Tapajós. Ficando assim um grande debate a respeito do tema, com participação ativa dos alunos fazendo perguntas”, esclareceu ainda Edivim.

Estiveram em Monte Alegre, para participação do projeto, o vice presidente do ICPET Raimundo Bezerra (Marvado) e o tesoureiro Adailson Waughan (Dadá). Os representantes do ICPET levaram as orientações necessárias sobre o andamento da luta de criação do estado do Tapajós e o pedido de plebiscito que está na CCJ do Senado Federal.
Apoio:
Servidores Públicos de Santarém
Prefeitura de Santarém.
Divisão do Estado do Tapajós.
Câmara de Vereadores de Santarém

Seja um voluntário (a) você também !
Junte-se a nós!

Visite nossas páginas
Fapage -  TapajosMeuEstado
Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516360 - (93) 991516361
Tesoureiro: Adailson Waughan (Dadá) (93) 992257813

Nenhum comentário