Não e não, não queremos dividir o Pará, queremos criar o estado do Tapajós - Uma linguagem positiva numa proposta positiva.


O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós no Senado Federal, articula o andamento do Projeto de Decreto Legislativo PDL 508/2019 que convoca plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós. O fator principal é o fortalecimento da democracia, pois é por meio do voto que decidiremos sobre o reordenamento geográfico do estado do Pará.

Sabemos que as terminologias são fundamentais para que usemos as palavras que reflitam o verdadeiro sentindo dessa grande luta de criação do nosso estado. A linguagem que devemos adotar precisa ser positiva. Verbos como: criar, somar, multiplicar, corrigir, unir, sanar, ordenar, são os fundamentais nesse contexto de luta por uma consulta popular.


Veja:
Criar: A expressão criação precisa ser utilizada sempre. Ex. “queremos criar o estado”, ou, “lutamos pela criação do estado do Tapajós”, ou ainda, “O Pará terá novas oportunidades com a criação do estado do Tapajós”, outro exemplo,  “iremos criar um novo estado”, também pode-se usar, “o Pará crescerá ainda mais com a criação do Tapajós”.

Somar: O Brasil tem 26 estados, ao ser criado o Tapajós, teremos 27, portanto, para quem tem uma visão mais ampla, estaremos somando com o crescimento do país.

Multiplicar: Multiplicaremos oportunidades ao gerar muitos empregos, serviços, exportações e etc com uma nova fronteira econômica.

Corrigir: Corrigiremos injustiças sociais, melhorando nosso índicie de desenvolvimento humano - IDH.

Unir: Uniremos esforços, junto a outros Estados da Região Norte na defesa da soberania da Amazônia.

Sanar: Vamos curar as feridas das discriminações, perseguições e agressões sofridas pelo Apartheid geográfico que vivemos.

Ordenar: Propomos um reordenamento geo-político-administrativo para sair do gueto imposto pelo sistema administrativo histórico da região.
Linguagem negativa que precisa ser evitada:

Dividir, separar, retalhar, partir, rachar, mutilar, esquartejar.

Dividir: Dizem que queremos dividir o estado do Pará, jamais faríamos isso com nosso “Parazão”, divisão pressupõe a diminuição: Exemplo: Dividir: 2÷2: 1 - Somar 1+1: 2, portanto criar um estado não é dividir é somar.

Separar: Dizem que vamos separar o estado, que somos separatistas. Não temos nenhuma intenção de levantar muros ou cavar valas separando o novo estado.

Retalhar, partir, rachar, mutilar: Um estado não é um tecido, bolacha ou lenha. A região que pretende criar o novo estado é vítima de isolamento geográfico, perseguições, abandono político, mas não conhecemos nenhuma doença que exija a amputação da nossa região para que a criação seja chamada de mutilação.

Esquartejar: Terminologia negativa imputada ao grande projeto de criação do estado do Tapajós. Esse pensamento veio fruto de pensar a proposta de consulta plebiscitária em duas regiões. Esta comparação nos faz imaginar duas pessoas, uma segurando a perna de um frango e a outra segurando a outra perna e puxando para lados opostos e o Pará sendo esquartejado.

A linguagem positiva para uma proposta positiva é fundamental para que possamos expressar nosso desejo pelo o maior projeto de desenvolvimento para a nossa região que é o estado do Tapajós.
Apoio:
Servidores Públicos de Santarém
Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós.
Câmara de Vereadores de Santarém

Seja um voluntário (a) você também !
Junte-se a nós!

Visite nossas páginas
Fapage -  TapajosMeuEstado
Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516360 / 6361
Tesoureiro: Adailson Waughan (93) 992257813

Nenhum comentário