COVID 19 na Amazônia e a criação do estado do Tapajós.

"Nós do oeste do Pará, que queremos o novo Estado, somos "imigrantes" nas terras do Amazonas que hoje sofre um contágio sem precedentes por COVID 19. Se já tivéssemos criado o estado do Tapajós, teríamos sem sombra de dúvida, fortalecido o sistema de saúde da nossa região e estaríamos ajudando efetivamente no equilíbrio do atendimento médico na Amazônia". Jean Carlos Leitão, presidente do ICPET.
A saúde do Amazonas entrou em colapso. Muitos tentam encontrar culpados e a sociedade achará seus "cristos" para sacrificar. Mas todos do oeste do Pará sabem, há mais de 100 anos, tudo por aqui é mais difícil. Existe um Brasil e a Amazônia. E, não recente, o apelo de mais de um milhão e trezentos mil habitantes da região de quase 1.000 km de extensão, pedindo a emancipação para a Criação do estado do Tapajós no estado do Pará.
O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós, que é fruto dessa luta, mais que centenária, há décadas fala, mostra dados, expõe o abandono na região e o isolamento geográfico que vivemos, pois estamos entre duas grandes capitais, Belém que olha para si e para o Norte e Manaus que olha para si.
Nossa população há muito se desloca para o Amazonas e não para Belém, pois, pouco temos de afinidade com a nossa capital. Alguns buscam em Manaus, uma vida melhor, e, outros pelo menos um emprego pra sustentar a família já que nos municípios da região do Tapajós, muitas pessoas, segundo estimativas, ainda vivem com um pouco mais de R$ 200 por mês.
Nós, do oeste do Pará, somos "imigrantes" nas terras do Amazonas, que hoje sofre um contágio sem precedentes por COVID 19. Contribuímos sim com seu crescimento econômico, mas também lotamos os hospitais, escolas, empresas e todo o aparelhamento social daquele estado que acolhe os paraenses isolados da nossa região, com municípios a quase 2.000 mil quilômetros da capital.  Essa migração não acontece em relação a Belém. No Tapajós, são poucos até aqueles que conhecem a nossa capital. Portanto também são paraenses que hoje morrem em todo o Amazonas.
Se já tivéssemos criado o estado do Tapajós, teríamos sem sombra de dúvida condições de ter fortalecido o sistema de saúde da nossa região e ter ajudado no equilíbrio assistencial médico na Amazônia.
É bom que o Brasil saiba que aqui no Tapajós temos municípios de quase 400 anos e alguns não possuem médicos e cidade que nem mesmo hospital possui.
A luta de criação do estado do Tapajós é uma necessidade, e se configura como o maior projeto de desenvolvimento para a Amazônia.
Os amazonenses vivem a incerteza, e hoje choram seus mortos, que também são os nossos, pois, estamos lá e somos solidários, pois somos irmãos, pois somos todos brasileiros, todos uma só nação. 
Com as cenas que chegam dessa boa terra que sempre nos acolheu, os lamentos, espanto, desespero e medo brotam de todos os municípios da nossa região, isso porque, nossa estrutura médica regional é insuficiente para atender até mesmo às nossas demandas. 
Ainda é tempo de acordar Pará, ainda temos tempo pra entender que podemos ser mais fortes se formos dois, dois poderosos irmãos, Tapajós e Pará, ajudando na maior presença do estado aqui, nos longincos cantões da nossa nossa pátria, da nossa maravilhosa, Amazônia.
#OremosPeloAmazonas
#oremosPeloPará
#OremosPeloTapajósSentimentalmenteCriado

Junte-se a nós! 

Seja um voluntário (a) você também!

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516361

Texto: Presidente do ICPET Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.

Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola

Imagens: Acervo do ICPET/ Reprodução Internet

Apoio

Servidores Públicos de Santarém - Doação Voluntária

Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento.

Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).

Visite nossas páginas

Fapage -  TapajosMeuEstado

Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Email - plebiscitotapajos@gmail.com


Nenhum comentário