Morre um gigante da luta pela criação do Estado do Tapajós. Orlando Pereira deixa um legado de conhecimento e militância pela emancipação da nossa região.

 



É com sentimento de profundo pesar, dor e perda que nós do ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - informamos o falecimento de um líder pela criação do novo Estado. Orlando Pereira foi pioneiro do movimento, coordenador por diversos anos da luta e ex-membro da diretoria deste Instituto.



Líder inquestionável pela emancipação para a criação do novo estado, Orlando, se destacou por décadas como grande conhecedor e entusiasta por melhores condições de vida para a população da região do Tapajós.



Lutou bravamente pela aprovação do primeiro pedido de plebiscito sob a liderança do então deputado federal Hilário Coimbra e pelo plebiscito de 2011. Trabalho que durou longos 22 anos. Os corredores do Congresso Nacional por dezenas de vezes, foram testemunha das articulações com deputados e senadores.



Liderou juntamente com outros grandes homens e mulheres o abaixo assinado, que constavam 17000 assinaturas visando o andamento da luta emancipacionista e a Frente Popular e Comitê Pró Estado do Tapajós.



"Impossível para nós prestar toda a honra merecida a esse grande líder da Criação do novo Estado. Lamento essa irreparável perda. Foi meu amigo, professor e mestre. Ficará a paixão e sentimento sincero com que lutava para que a vida de todos nós da região do Tapajós fosse melhor", declarou o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão



Estendemos nossos votos de força e fé aos familiares e amigos, que encontrem consolo no grande legado de luta que deixa nosso líder e amigo Orlando Pereira de Lima Filho.



ICPET - INSTITUTO CIDADÃO PRÓ ESTADO DO TAPAJÓS



Orlando Pereira de Lima Filho.

08/03/48 a 06/05/21

Vá em paz grande líder e amigo.


_____________________________________________________________________________________

Junte-se a nós! 
Seja um voluntário (a) você também!
Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 988135012
Texto: Presidente do ICPET Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.
Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola
Imagens: acervo do ICPET e familiares

Apoio
Servidores Públicos de Santarém - Doação Voluntária
Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento.
Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).

Visite nossas páginas
Fapage - TapajosMeuEstado
Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado
Email - plebiscitotapajos@gmail.com

3 comentários:

  1. A ele gratidão por ter sido tão grande lider.

    ResponderExcluir
  2. Deus o tenha.... Esse homem tem uma história de muita dedicação em prol da criação do Estado do Tapajós. Merece todas as honras!

    ResponderExcluir