Após Gov. Hélder Barbalho, que se disse contra a criação do estado do Tapajós, solicitar ao pai Sen. Jader Barbalho para pedir Vista de pedido de plebiscito, ICPET Faz nova convocação pró estado do Tapajós à Brasília.


O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós vem trabalhando com os líderes regionais para que o pedido de plebiscito avance no Senado Federal. 
Na quarta-feira, 17/11, a comitiva do Tapajós com os vereadores Elielton Lira (AVANTE - STM), Aguinaldo Promissória (UNIÃO BRASIL - STM), assessora Luna Brito e o presidente Jean Carlos Leitão estiveram em Brasília para articulação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Na ocasião foi colocado em pauta na CCJ o projeto que solicita plebiscito no estado do Pará sobre a criação do estado do Tapajós. O relator é o senador do Amazonas Plínio Valério (PSDB - AM), que apresentou parecer favorável.
O Senador Jader Barbalho pediu vistas ao projeto a pedido do filho, governador Hélder Barbalho. Em um vídeo divulgado em plataformas digitais o governador do Pará afirmou que pediu ao pai e senador da República. Ainda afirmou ser totalmente contra a criação do estado do Tapajós.
Nas redes sociais, na região do Tapajós, que possui quase 100% de favorabilidade, as reações de desaprovação a fala de Helder Barbalho foram imediatas. Esperamos uma mudança do Governador por acreditarmos que vai entender que o povo da nossa Região Oeste, tem o direito democrático como cidadãos de requerer ao Congresso a autorização  para realização de novo Plebiscito, agora com nova configuração sem a Região do Xingú. Ficando bem menor do que foi proposto na época pelo Senador Mozarildo Cavalcante PPS - RR.

Ao pedido de vistas os senadores da CCJ se uniram e pediram "Vista Coletiva" o que obrigado o senador Jader Barbalho a devolver o projeto para votação na próxima quarta feira.
O ICPET realizou três caravanas, no mês de outubro, com grande representatividade regional com a presença de vereadores (as), líderes das associações dos filhos do Tapajós no Amazonas, empresários, membros do ICPET e diversos voluntários o que garantiu maioria do votos entre os membros da CCJ.
O projeto será devolvido à pauta da CCJ na próxima reunião deliberativa, que deve acontece na quarta-feira, 24/11. Para esta importante ocasião, o ICPET faz convocação aos líderes e representantes da sociedade. A convocação é para que seja realizada militância junto aos Senadores que constituem a CCJ e garanta a aprovação na próxima semana.
"Nós continuamos aguardando a decisão da CCJ, no que foi apenas adiado. Nas três caravanas foi notável a favorabilidade de senadores em que seja realizada a consulta popular. É um direito do povo do Tapajós manifestar o desejo de criação do novo estado", concluir o presidente do ICPET Jean Carlos Leitão.
Junte-se a nós! 
Seja um voluntário (a) você também!

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 988135012

Texto: Presidente do ICPET Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.

Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola

Imagens: Acervo ICPET e Reprodução/Internet

Apoio
Servidores Públicos de Santarém - Doação Voluntária.

Sra. Nilda paixão - Município de Bellterra (Apoio financeiro)
Ver. Aguinaldo Promissória (Apoio Financeiro)
Ver. Elielton Lira (Apoio financeiro)

Material gráfico: 
- ACES - Associação Comercial e Empresarial de Santarém
- CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Santarém

Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento e apoio com os custos de viagens.

Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).

Visite nossas páginas

Fapage -  TapajosMeuEstado

Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Email - plebiscitotapajos@gmail.com

Um comentário:

  1. Nos santarenos temos o direito de escolher quem nos governe,temos o direito de sermos independentes. Sim ao estado do Tapajós.

    ResponderExcluir