Estado do Tapajós: Nova diretoria - Prof. Dr. Edivaldo Bernardo volta a presidência do Movimento Pró Emancipação Regional e o ex presidente Jean Carlos Leitão assumirá a Secretaria do Movimento.

Lideranças de diversas instituições elegeram nova diretoria do ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós. CONFIRA TODOS OS 22 MEMBROS ELEITOS PARA O TRIÊNIO 2024 - 2026.

PRESIDENTE: 
PROF. DR. EDIVALDO BERNARDO

Graduado em letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), especializado em administração e planejamento para docentes pela universidade Luterana do Brasil (1992) e doutorado em Estudos Clássicos pela Universidade de Leon (2001), na Espanha. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa). É membro da academia santarena de letras e artes, tem 6 livros publicados na área da literatura e participação em quatro livros do Projeto "Encontro". Esteve na liderança do Movimento de Emancipação para a criação do Estado do Tapajós de 2003 a 2017. Tem experiência na área de Educação, sendo professor e diretor de várias escolas do sistema educacional de Santarém e das principais universidades da região, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, literatura, história, nacionalidade, comunicação, mitos, lendas e Amazônia. 


1° VICE PRESIDENTE: 

JOSÉ GIOVANI DOS SANTOS

É solteiro nascido no dia 26/06/65 no município de Santarém Pará,  tenho 55 anos. Filho de Maria Neusa dos Santos. 
Comecei minha vida independente desde 11 anos de idade, já trabalhando com carteira assinada em 1979 até na presente data.
Comecei no movimento social desde décadas 80 já sendo presidente de classe e militantes do movimento estudantil nesta época. 
Sendo escoteiro e chefe de escoteiros por 16 anos.
Garçom profissional por 5 anos na década 90.
Presidente de time de futebol de campo por mais de 10 anos, trabalhando com crianças, adolescentes, mulheres e adultos no time.
Presidente de grupo folclórico Matutos Espalhar Brasas e membro da ASGRUF.
SIDICALISTA DA EDUCAÇÃO:
Fundador da Sub Sede do Sindicato dos trabalhadores em educação Pública do Estado do Pará e presidente da Sub Sede do SINTEPP por 12 anos, presidente do SINTEPP da Regional Oeste do Pará e membro da Estadual e da CNTE Confederação Nacional dos trabalhadores em educação Pública do Brasil, sendo membro da Comissão de Formação de Formadores viajando por 10 anos no Brasil todo, no período da transição da LDB Lei de Diretrizes Básica da Educação Nacional. 
Fundador da UGEL União de Grêmios Estudantil Livres de Santarém,  que hoje tem no Brasil todo. 
Presidente de vários conselhos municipais de Santarém. 
Fundador e presidente de honra da COORESAN Cooperativa de Seleção de Matérias Reciclagem de Santarém. 
Presidente do Bairro Jardim Santarém, 2008 a 2011.
Presidente da UNECOS por um mandato em 2015.
Assessor Comunitária em Santarém. 
Assessor Parlamentar por dois mandatos do Vereador Valdir Matias Jr. 
Secretário do Diretório do Partido Verde de Santarém. 
Secretário por dois mandatos do Fórum de Entidades da Sociedade Civil Organizadas do Oeste do Pará. 
Presidente do FÓRUM de Entidades da Sociedade Civil Organizadas do Oeste do Pará. 
2° Vice-presidente do ICPET no mandato do Professor e Dr. Edvaldo.
3° Vice-presidente no primeiro mandato do Professor Jean Carlos.
Ontem reeleito na chapa do Professor Jean Carlos.
1° Vice-presidente do ICPET. 
Giovani Santos - Ativista Social, reconhecido a nível nacional e internacional.


2° VICE PRESIDENTE:
EDUARDO JORGE DE SOUZA PAIVA
BELTERRENSE.
Formação Superior em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior (CIESA).
Pós-Graduação Latu Senso Estratégias para Competitividade Empresarial (UFAM-Universidade Federal do Amazonas) e em Docência do 3o Grau (CIESA/UFPA-Universidade Federal do Pará). Formação técnica em Análise de Sistemas de Informação (UFAM), e Gerência de Projetos (Unisys), Vendas Profissionais (Professional Sales, Unisys) e Gestão em Logística (Fundação Vanzolini/Fucapi). Especialista em Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Planejamento Estratégico, Financeiro e Logística.

Atuou como profissional na CCE da Amazônia, UNISYS Brasil e SANTA Santarém Refrigerantes, entre outros. Desde 2017 sócio proprietário da SANERGY, com atuação em projetos e execução de obras no ambiente de Saneamento Básico.

Idealizador e fundador da UNASP União das Associações Paraenses em Manaus, cidade onde residem cerca de 300.000 paraenses em sua maioria oriundos do Oeste Paraense, importante polo de luta em defesa da criação do Estado do Tapajós, tendo participado em audiências públicas na Câmara Municipal; Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, onde foram realizadas três audiências, incluindo o lançamento da campanha do Plebiscito de 2011; Audiência Pulica na Câmara de Vereadores de Santarém e de Belterra. Reuniões e eventos em defesa do Estado do Tapajós na ALE-AM, ALE-PA, FIEAM, Câmara de Deputados e Senado Federal, Associação Comercial de Santarém, entre outras atividades.

3° VICE PRESIDENTE: 

OLAVO ROGÉRIO BASTOS DAS NEVES

Olavo Rogério Bastos das Neves, cidadão santareno, 49 anos, casado, pai, dois filhos. professor, administrador, sócio proprietário do Grupo das Neves.
Foi presidente da ACES – Assoc. Com. e Empresarial de Santarém (2007–2010). Fundador e presidente da CACEOP – Câmara de Assoc. Com. e Empresariais do Oeste do Pará (2008–2012). Eleito presidente da FACIAPA – Federação de Assoc. Comerciais do Pará para dois biênios (2013–2016).
Professor Universitário, foi titular da UNAMA (2003-2018), atualmente é professor do IESPES - Instituto Esperança de Ensino Superior.
Aceitou convite em 2008 da Governadora do Pará, Ana Julia Carepa, representando o Oeste do Pará no Fórum Permanente de Desenvolvimento.
Convidado pela Coca-Cola em 2009, assumiu distribuição no Oeste do Pará, hoje, com expansões, responde por 602.128 Km2 e 2,15 milhões de consumidores.
Em 2011, Olavo foi destacado líder do movimento pela Criação do Estado do Tapajós. Recebeu "Honra ao Mérito" da Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, do Dep. Lira Maia da Frente Pró Estado do Tapajós e do Prof. Edivaldo Bernardo do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós.
Recebeu da Assembleia Legislativa do Pará título “Honra ao Mérito” em 2011, pelos relevantes serviços prestados ao Estado, proposição do Dep. Estadual à época, Alexandre Von.
Conquistou Cidadania Portuguesa em 2013.
Em 2015, foi convidado pelo Governador Simão Jatene à presidir a CODEC - Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará, porta de entrada para investidores. Em 2018 foi responsável pela implantação da Secretaria Regional de Governo no Oeste do Pará, sendo o primeiro Secretário de Governo Regional.
Exerce atualmente a Direção Executiva no Grupo das Neves que envolve diversas empresas em vários segmentos como: Bebidas, motocicletas, náutica, alimentação, flores/decoração, moda e energia solar.
Cristão, reconhece Deus em sua trajetória, agradecendo pela vida dos servidores públicos que fizeram parte de sua experiência, colaboradores de suas empresas, amigos e, em especial, sua família, porto seguro em todos os momentos.

1° SECRETÁRIO: 
JEAN CARLOS LEITÃO
Jean Carlos de Sousa Leitão nasceu em 26 de abril de 1977 na cidade de Alenquer - Tapajós. É filho de Etelvina de Sousa (In memoriam) e Francisco Brito (In memoriam).

É formado em Magistério, Teologia (Brasília) e Pedagogia com habilitação em Sociologia e Filosofia, e Pós Graduado em Gestão Escolar.

É pintor de automóveis profissional e atuou na profissão no Exército Brasileiro (8° Batalhão de Engenharia e Construção), onde permaneceu por quatro anos, quando se especializou em armadilhas, estratégias de guerra e tiro de curta e longa distância.

Como Coordenador do Projeto Social “Gente da Amazônia”, realizou cerca de 30 mil atendimentos com atividades socioeducativas para população em vulnerabilidade social e ainda Coordenador de atividades teológicas e projetos sociais nas comunidades quilombolas São Raimundo da Palestina e Bom Jardim em Santarém. 

Fala em público desde os 13 anos de idade e esteve em diversos estado do Brasil ministrando mais de 5 mil palestras em diversos temas.

É professor de formação com atuação nas séries iniciais, e foi vice-diretor de escola pública.

Como candidato a vereador nos anos 2012 e 2016 somou quase 1.100 votos.

Como locutor na Rádio Princesa FM apresentou os programas Eu Gospel de Você, Valores da Terra, Patrulhão 93, De Cara com a Realidade e foi Diretor de Jornalismo. 

É membro da Associação dos Reservistas de Santarém.

Atou como vice presidente e presidente da comunidade São José no Planalto santareno.

Foi representante das entidades religiosas no movimento por emancipação e posteriormente coordenador do comitê pró estado do tapajós durante o Plebiscito de 2011 na grande área do Santarenzinho e maracanã e vice presidente do movimento, presidente e reeleito presidente permanecendo liderando o movimento no período de dez. de 2017 a dez. de 2023 a frente do ICPET Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós que luta pela criação de uma nova unidade federativa no coração da Amazônia, tendo hoje um Projeto de Decreto Legislativo PDL 508/2019, que convoca plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós protocolado e em tramitação no Senado Federal.

2° SECRETÁRIA: 
ELISÂNGELA DELGADO

Elisangela Dos Santos 
Na longa caminhada do Movimento Social fiz parte do Comitê em favor do Igarapé do Urumari, dentro da minha comunidade, seguimos na luta a favor dos que precisam, sou Agente de Saúde há 17 anos, e seguimos no intuito lutar pelo nosso Estado do Tapajós

3° SECRETÁRIA: 
CISSA LOYOLA

Cissa Loyola, nasceu em Tauá,  Ceará,  em 18 de agosto. É formada em letras com especialização em Produção Jornalística para TV e Docência em Ensino Superior.  Foi professora na rede estadual, municipal e particular de ensino. É jornalista desde 2002, atualmente é repórter e apresentadora da TV Tapajós, afiliada a Rede Globo, função desempenhada por 15 anos, coordenadora voluntária de comunicação do ICPET e cerimonialista na Câmara Municipal de Santarém.

1° TESOUREIRO: 
CLODOMILSON DE ALMEIDA LIMA
Clodomilson de Almeida Lima é nascido no estado de Rondônia e mora em Santarém a 34 anos, filho de Claudionor Ferreira Lima e Aldecir de Almeida Lima. É comendador do estado do Pará pela luta de tolerância religiosa. Faz parte do Conselho de segurança pública. É presidente da Associação Religiosa em Santarém.

2° TESOUREIRA: 
SIDELMA RIBEIRO SANTOS


Sidelma Ribeiro Santos nasceu em 10 de julho, em Santarém. Tem 53 anos. Filha de Raimundo Almeida Ferreira dos Santos e Maria das Dores Ribeiro Santos.
Formada em  Pedagogia. Atua no movimento social há mais de 35 anos. Atuou como presidente da UNECOS, conselheira tutelar, presidente da associação de  moradores da área verde, secretária de articulação política do Partido Verde. 

1°: SUPLENTE DA DIRETORIA: 
RAIMUNDO SILVEIRA BEZERRA FILHO
Raimundo Silveira Bezerra Filho (Ex Marvado), Natural de Terra Santa-Tapajós, nascido em 26/08/1964. Corretor de Imóveis, Ex Vereador  de Terra Santa, militante da Emancipação há Décadas e pronto para o Combate!!👉👉🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

2°: SUPLENTE DA DIRETORIA:
ANTÔNIO LIMA DA ROCHA (NILDO ROCHA)

Militante pela causa de Emancipação Regional. Já coletou cerca de 5 mil assinaturas e contribui financeiramente com o projeto. 

3°: SUPLENTE DA DIRETORIA:
EDINELSON MOTA BATISTA

Dr. Edinelson Mota Batista
Nasceu em Agosto de 1986 na Cidade de Santarém - Tapajós. É filho de Antônia Mota Batista e Manoel Fernandes Batista
É Formado em Teologia Profissional, advogado, trabalhou 20 anos como Impressor de Offset. É empresário proprietário de gráfica no município de Santarém

1°: TITULAR DO CONSELHO FISCAL:
ELIAS REBOUÇAS DE AMORIM
Elias Amorim, nascido em 23 de maio de 1.969 em Rio Branco Estado do Acre. Reside em Santarém desde 1.983, prestou Serviço Militar na unidade do EB em Santarém no ano 1.988. 
Formação de Nível Superior em ADMINISTRAÇÃO, Atua no Setor Gráfico desde 1.999, Sempre foi grande entusiasta e apoiador da emancipação regional e criação do Estado do Tapajós.

2°: TITULAR DO CONSELHO FISCAL:
ELISÂNGELA FERNANDES BATISTA
ORIXIMINÁ
ELISANGELA BATISTA, advogada há mais de 20 anos, pós-graduada em Direito Municipal, Tributário e Processo Civil, com Especialização em Direito Eleitoral com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Atua ainda como Consultora na adequação  à Lei Geral de Proteção de Dados. Já atuou como Procuradora Geral do Município e Secretária Municipal de Finanças no Município de Oriximiná.

3°: TITULAR DO CONSELHO FISCAL:
ROSENILDA LIMA SÁ
Rosenilda lima Sá nascida 29/07/82. Natural de Santarém - Tapajós. Filha de Maria Socorro Oliveira Lima (In memoriam) . Casada. Micro empreendedora. Foi líder comunitária, Atualmente presta serviços sociais voluntaria no ICPT. E faz parte da diretoria do CDS(Conselho de Desenvolvimento Sócio Econômico Sustentável da Grande Área do Maicá). E sinto-me honrada e fazer parte da diretoria do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós.

4°: TITULAR DO CONSELHO FISCAL:
ADRIANA MORREIRA

MOJUI DOS CAMPOS
Adriana Costa Morreira, natural de Santarém -PA. Técnica em contabilidade, cursando Gestão Hospitalar e Tecnologia em Auditoria em Saúde.

5°: TITULAR DO CONSELHO FISCAL:
REGINALDO DA ROCHA CAMPOS
Reginaldo da Rocha Campos, ex vereador,  ex Presidente da Câmara de Santarém,  Bacharel em Direito, Sociólogo, Teólogo, ativista político na  defensa da luta pela emancipação Política e administrativa da Região Oeste do Pará - Criação do Estado do Tapajós e defensor dos valores da família e da vida.


1°: SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:
AURECILDES GOMES DA SILVA

AURECILDES GOMES DA SILVA (PHIL)
Arquiteto Urbanista, Técnico em Arquitetura, Projetista, Designer de Interiores e Paisagista
email: philebitta@hotmail.com 
Nasc.: 01.12.1965
Cidade: Juriti
Estado: Pará
Nacionalidade: Brasileira 
Filiação:
_ Agostinho Alves da Silva
_ Nise Paiva Gomes 
Estado Civil: Casado
Cônjuge: Alba Maria d'Avila da Silva
Nasc.: 08.02.1963

2°: SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:
ROSILENE LIMA FIGUEIRA
Filha de Maria do Socorro de Oliveira Lima (in memoriam) e Roowelt de j.da Silva Figueira. (in memoriam). Cursou o  técnico de piscicultura, inglês, agronomia, secretariado,  economia, administração e outros. Curso superior incompleto de Gestão Ambiental. Profissão secretaria, artesã e vendas, atuante  com pesquisa de campo para  empresas. E  Fiscal dos serviços Coselho De desenvolvimento Socio Económico da Grande Area do Maicá- 
(  CDS ). E serviços voluntários para a  comunidade.

3°: SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: 
AMBROZIO BRITO FERREIRA
Sou Ambrózio Brito Ferreira, filho de Fausto  Bentes Ferreira e Antônia Lopes Brito. Nasci em 15/08/1960 natural de Alenquer, moro a 30 anos no bairro Vitória Régia em Santarém-Pará. Sou estudante do curso de administração na universidade Paulista. Sou sindicalista e líder comunitário onde  faço parte como Presidente do sindicato dos trabalhadores nas indústrias de panificação e confeitaria, Vice Presidente do conselho comunitário de segurança da grande área da Nova República zona sul, fundador da associação comunitária do bairro Vitória Régia e Presidente por dois mandatos. Direitor do fóruns das entidades da sociedade civil organizada do oeste do Pará. Diretor do conselho da APA do saubal, represento a associação comunitária no conselho de segurança alimentar nutricional (CONSEA). Sinto- me honrado mais uma vez por poder fazer parte da diretoria do instituto cidadã Pró Estado do Tapajós.

4°: SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: 
LAIS DA COSTA REIS
Laís da Costa Reis nasceu em 27 de Dezembro em Santarém, tem 27 anos, filha de Jorgeane Lopes da Costa e Liomar Campos dos Reis.
Atuou como coordenadora da luta pró estado do Tapajós no município de Itaituba e sempre atuante nas ações em Santarém.
Tem como formação em andamento o curso de serviço social.
Servidora na câmara de vereadores do município de Itaituba.


5°: SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:
JOÃO VITOR PEREIRA LIMA
João Lima, jornalista santareno formado pela Unama, atualmente trabalha no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Santarém, com o cargo de assessor de comunicação. Assinou a primeira matéria em setembro de 2016, no Jornal de Santarém e Baixo Amazonas, em meio a crise política brasileira que cercava as esferas de poder naquela época. 
Com o passar dos anos, adquiriu experiências como repórter de online e rádio, fotógrafo e assessor de imprensa, além de desenvolver produção de conteúdo para rádio e televisão, até chegar ao Legislativo Santareno em 2022, onde passou a desempenhar a função de repórter e assessor.

CONFIRA ABAIXO ALGUNS REGISTROS DA ELEIÇÃO 11/12/2023












Junte-se a nós! 

Seja um voluntário (a) você também!

Presidente: Prof. Dr. Edivaldo Bernardo

Texto: Secretário do ICPET Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.

Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola

Imagens: Acervo ICPET, arquivos pessoais, Reprodução/Internet

Apoio
Servidores Públicos de Santarém - Doação Voluntária.

Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento.

Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).

Visite nossas páginas

Fapage -  TapajosMeuEstado

Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Email - plebiscitotapajos@gmail.com

Nenhum comentário