Aveiro

História

Aveiro é um município brasileiro do estado do Pará, localiza-se no norte brasileiro. 
Tem a sua origem numa aldeia de índios Mundurucus (tapajós-tapera) que foi elevada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aveiro em 1781. Essa aldeia obteve a denominação portuguesa de lugar de Aveiro, por ato do governador e capitão-general, José de Nápoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781, que nomeou, na mesma ocasião o morador Francisco Alves Nobre para administrá-la. Constatou-se, nos registro oficial a existência antes de 1781, da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, do que se concluiu, portanto, que o ato de criação desse lugar foi somente uma confirmação, pois o local já era conhecido como Aveiro. (Fonte: IBGE) Aveiro foi elevado a município em 1883 e compreende atualmente os distritos de Aveiro, Brasília Legal e Pinhel.
No município está a localidade de Fordlândia, distrito que anteriormente foi um mega-projeto agroindustrial de plantação de seringueiras e beneficiamento de borracha, às margens do Rio Tapajós, patrocinado por Henry Ford, e propriedade da Companhia Industrial Ford do Brasil. De 1927 a 1945 a Ford gastou milhões de dólares no que seria uma company town estadunidense na Amazônia.

População
O município ocupa uma superfície de 17158 km² e tem uma população de cerca de 15 mil habitantes segundo dados do último censo do IBGE.



Clima
As características climáticas do Município não diferem muito das de sua região. A temperatura do ar é sempre elevada, com média anual de 25,6ºc e valores médios para a máxima de 31ºc e, para a mínima de 22,5ºc. 
Quanto à unidade relativa, apresenta valores acima de 80%, em quase todos os meses do ano. 
A pluviosidade aproxima-se dos 2.000mm anuais, porém é um tanto irregular, durante o ano. As estações chuvosas coincidem com os meses de dezembro-junho e, as menos chuvosas, de julho-novembro. 
O tipo climático da região é o Ami que se traduz como um clima cuja média mensal de temperatura mínima é superior a 18ºc. Tem uma estação seca de pequena duração e amplitude térmica inferior a 5ºc entre as médias do mês mais quente e do mês menos quente. 
O excedente de água do solo, segundo o balanço hídrico, corresponde aos meses de fevereiro-julho, com um excedente de mais de 750mm, sendo março o mês de maior índice. A deficiência de água se intensifica entre agosto-dezembro, sendo setembro o mês de carência, ao se constatarem menos de 90mm.

Economia
Aveiro possui cerca de R$ 6.189,43 no seu Pib per capta segundo dados do último censo do IBGE 2015.
Saúde
A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 20.73 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.1 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 29 de 144 e 139 de 144, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 1113 de 5570 e 4734 de 5570, respectivamente. Fonte: IBGE 2014
Lazer e Cultura 
A festa da Santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, constitui a principal manifestação religiosa do município de Aveiro. Outras festas, porém, movimentam a população da cidade durante o ano. A festa de São José do Sagrado Coração de Jesus, a de São João Batista e a do Balão Vermelho, também fazem parte do calendário de eventos locais. As manifestações populares de Aveiro apresentam grande expressividade. Apesar disso, poucos são os grupos típicos existentes no município. Nesse aspecto, merecem destaque a Desfeiteira e Amazurra, apresentadas durante as festividades religiosas. Esses grupos, através de suas apresentações e indumentárias, preservam a cultura local. No artesanato de Aveiro, as principais peças produzidas são confeccionadas em barro, palha e madeira. As peças de caráter utilitário (panelas, vasos, chapéus e tipitis) ganham destaque. Apenas uma Biblioteca Pública promove a preservação e divulgação da cultura do Município. 



Turismo
Fordlândia 


Era uma área extensa, de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados no sudoeste do Pará, na região de Santarém, a 800 quilômetros de Belém. Foi onde se construiu a Fordlândia, referência ao empresário norte-americano Henry Ford, que planejava estabelecer ali sua base de fornecimento de borracha. A aventura começou em 1927 e terminou em 1945, sem sucesso. A área hoje está em ruínas.




Orla Municipal



Praia Recanto dos Sonhos 

 A Praia Grande de Brasília Legal é uma grande ilha de areias branquinhas, localizada no meio do rio Tapajós, que surge durante a época de estiagem amazônica, bem na frente da Comunidade de Brasília Legal, no município de Aveiro, estado do Pará.
Esta ilha é tranquila, solitária e fantástica, cheia de reentrâncias de águas transparentes e mornas. Por não ter nenhuma infraestrutura e só ser acessada através de barco, os moradores das redondezas normalmente a procuram apenas nos finais de semana. Foto de: Carmem Coimbra 


Infraestrutura
Transporte 
 Segundo informações, cuja Fonte, é o DETRAN, as estatísticas referentes a veículos por tipo e veículos licenciados, eram trabalhadas em setores/programas diferentes, os quais não tinham nenhuma correlação, Devido ao fato, na maioria das vezes, os totais das características destacadas divergem entre si, o que não ocorrerá mais a partir do ano de 2000, pois o mesmo está trabalhando as características em um mesmo programa.
Educação 
Em 2015, os alunos dos anos inicias da rede pública da cidade tiveram nota média de 4 no IDEB. Para os alunos dos anos finais, essa nota foi de 2.9. Na comparação com cidades do mesmo estado, a nota dos alunos dos anos iniciais colocava esta cidade na posição 72 de 144. Considerando a nota dos alunos dos anos finais, a posição passava a 134 de 144. A taxa de escolarização (para pessoas de 6 a 14 anos) foi de 96.1 em 2010. Isso posicionava o município na posição 53 de 144 dentre as cidades do estado e na posição 4499 de 5570 dentre as cidades do Brasil. Fonte: IBGE 2010

Referências
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/aveiro/panorama
http://www.aveiro.pa.gov.br/
http://ehmarinho.blogspot.com/2014/12/aveiro-para-brasil.html portalamazonia@redeamazonica.com.br.

Pesquisa e texto por Adriane Vieira

Nenhum comentário