Terra Santa é um município que pertence à Mesorregião do Baixo Amazonas com 18.619 habitantes segundo o censo do IBGE (2018). Criada pela lei n° 5.699, de 13 de Dezembro de 1991, a cidade de Terra Santa foi constituída por áreas desmembrada de Faro e Oriximiná.
História
Originalmente, o lugar onde está a cidade de Terra Santa era conhecido por “Pedra Santa”. Pois, existia uma lenda, segundo a qual as índias amazonas foram acometidas de um surto de gripe, na época doença fatal. O pajé, então determinou que as índias se banhassem junto às pedras do lago, afirmando que ali as águas eram sagradas, logo elas obedeceram e ficaram curadas.
Segundo estudos do IDESP (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará) sobre as origens do lugar, a exploração do território começou por volta de 1883, graças à procura das riquezas naturais que ali eram abundantes, tais como, borracha, essências como o pau-rosa, peles de animais, pesca, madeiras-de-lei.
Entre os pioneiros estavam o índio Bruni com sua companheira Jussara; o português Manoel José casado com a índia Marciana; Carlina Maria do Rego, Francisco Coelho, Máximo Menezes e Raimundo dos Santos, entre outros. Terra Santa passou à categoria de Município através da Lei nº 5.699, de 13 de dezembro de 1991, sancionada pelo Governador Jader Barbalho, desmembrado dos municípios de Faro e Oriximiná, com sede na localidade de vila de Terra Santa, que passou à categoria de cidade, com a denominação de Terra Santa.
Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal no dia 03 de outubro de 1992. Além do distrito-sede, o Município possui vilas e povoados. Entre eles: Conceição, Alemã, Santa Maria Terezinha, Varre-Vento, Porto Aurora, Paraíso, Maracanã, Nazaré e Timbó.
Cultura
A cidade de Terra Santa é atraente em manifestações religiosa. Uma parcela da população se declara Protestante e outra Católica. Há também o Festival do Cajual que acontece no período do verão, são três dias de festa na praia, um paraíso no centro da Amazônia.
Economia
O município possui sua economia baseada na pecuária, agricultura, o extrativismo em geral, bem como a projeção de exploração mineral de bauxita.
Geografia
![]() |
Foto: Imagem aérea de Terra Santa - Internet |
Terra Santa e o Plebiscito do Estado do Tapajós – 2011
A cidade de Terra Santa, assim como todas as outras que fazem parte do que será o Estado do Tapajós, teve uma votação de forma totalmente positiva para a criação do mesmo. Com 6.553 votos a favor e apenas 613 votos contra. A população expressa o grande sentimento de compor esse que será o mais novo Estado do Brasil.
Pesquisa e Texto por Alan Martins
Legal a história de Terra Santa
ResponderExcluir