Estado do Tapajós parabeniza Município de Juruti que comemora 200 anos


O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - parabéniza o município de Juruti pelos 200 anos.

Juruti foi Emancipado em 9 de abril de 1883 sob a Lei Provincial do Pará de nº 1152, Juruti instalou-se como município por delegação do Governador da Província, Rufino Enéas Gustavo Galvão. A instalação do município se deu por ordem do Capitão João Rodrigues, presidente da Câmara de Óbidos, onde declarou empossados os primeiros vogais (vereadores) para atuarem Câmara. Os vogais (vereadores) empossados foram: Marceonilo Alves Pontes, José Cavalcante Rodrigues de Souza, Antônio Bertoldo de Souza, João Paulo da Silva, Manuel Mâncio de Souza e Inácio José Santarém.

Juruti está localizado na divisa com o estado do Amazonas. O município pertence à Mesorregião do Baixo Amazonas e a Microrregião de Óbidos.

O nome Juruti é de origem Tupi que significa “colo firme” em alusão ao aspecto das aves da espécie Leptotila. Da família dos columbiformes a qual fica com o pescoço teso no momento de seu canto, a espécie era encontrada em grande quantidade no período da formação do município.

"Em 2011 Juruti, e toda a região oeste do Pará, foi as urnas para a consulta plebiscitária para emancipação política do Oeste Paraense, com o objetivo de criar o Estado do Tapajós. A população do município de Juruti votou maciçamente pela criação do futuro Estado,  atingindo a expressiva marca de 93,56% de aprovação. Mesmo a criação do Estado do Tapajós não tendo sido efetivada, desde aquela oportunidade o município e região permanecem lutando pela sua emancipação através do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós", destacou o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão.

#TapajósMeuEstado

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516360
Tesoureiro: Adailson Wougham (93) 992257813

Nenhum comentário