ICPET parabeniza os profissionais do Rádio em Santarém, pela passagem deste dia.



A data 24 de Outubro é histórica para Santarém. Primeiro por marcar o dia em da elevação de Santarém a categoria de cidade, antes era vila. E depois por ser a data de fundação da primeira rádio.

Neste dia em 1948, quando a antiga vila de Santarém comemorava seu primeiro centenário de elevação à categoria de cidade, houve uma programação com vários eventos municipais, entre eles a fundação da primeira emissora de radiodifusão do interior do Pará, a Rádio Clube Santarém (Hoje Radio Ponta Negra AM).

O “Dia Municipal do Rádio” foi instituído pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Mário Bezerra Feitosa (PMDB), em 1998 e marca a fundação da primeira emissora.

Além do entretenimento, por meio do rádio, a população passou a ter acesso à educação, principalmente por meio do Movimento Eclesial de Base, que apresentava as experiências no nordeste do educador Paulo Freire.

Durante 15 anos houve a disputa entre as duas rádios e, em 1979, começam a surgir as emissoras de televisão, seguida de outras emissoras de rádio. 

ICPET e o rádio

Nos dias atuais o rádio continua sendo um importante meio de comunicação, levando informação a todos. Nem a modernidade ficou longe das ondas do rádio, a internet proporcionou a RádioWeb, uma modalidade que tem feito fãs no mundo inteiro. A rádio é uma das formas em que a diretoria do ICPET tem informado a população sobre as ações desenvolvidas em prol da criação do estado do Tapajós.

“As ondas do rádio mantém as comunidades ribeirinhas e, por meio da RádioWeb, o mundo inteiro informados, fazendo por meio da informação novos adeptos e participantes desta causa que é o maior projeto de desenvolvimento da nossa região”, destacou o presidente do Instituto, Jean Carlos Leitão.

Comemoração ao Dia Municipal do Rádio

Hoje, em comemoração a este dia o IESPES – Instituto Esperança de Ensino Superior promove o I Colóquio sobre o Dia Municipal do Rádio, com presença de comunicadores de Santarém. O evento tem como tema: “70 anos do Rádio em Santarém: história e perspectivas”.

Será abordada a trajetória e os avanços após a instalação da primeira rádio no interior do Pará e a segunda do Pará, no ano do centenário de elevação de Santarém à categoria de cidade, que significava uma das formas de abertura do município para o mundo. O evento será aberto a acadêmicos e profissionais da área da educação e comunidade em geral.

Além disso, na próxima terça-feira, 30 de setembro, será realizada uma Sessão Especial em homenagem ao “Dia Municipal do Rádio”. O evento comemorativo é aberto ao público.

Junte-se a nós.
Visite nossas páginas - Fapage - TapajosMeuEstadoGrupo; Grupo - TapajosMeuEstado
Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516360
Tesoureiro: Adailson Walgham (Dadá). (93) 992257813
ICPET e Divisão do Estado do Tapajós - Prefeitura Municipal de Santarém.

Nenhum comentário