ICPET incentiva a luta contra o câncer de mama.

Dia 19 de Outubro, Dia Internacional de Prevenção ao Câncer de Mama.



Desde 1990 todos os anos, no mês de outubro, uma onda Rosa toma conta do mundo, é o Movimento Outubro Rosa. Especialmente neste mês, todos se envolvem para promover a conscientização junto à mulher sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma doença que vitima milhares de mulheres em todo o Brasil e que pode ser tratada com eficiência se houver o diagnóstico precoce.

O movimento Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90. Em Santarém, ele é comemorado há 10 anos e este ano tem como tema "Um toque de amor muda tudo! Prevenir é uma das melhores formas de lutar". O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Por todo esse mês as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão realizando ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, intensificando o combate à doença, capacitando os profissionais da atenção básica para melhorar as ações de controle, diagnóstico e atendimento as mulheres com câncer, com o aprimoramento da coleta do preventivo de colo de útero e fluxograma de exames alterados, além de realizar a busca ativa de casos, dando orientações sobre a doença.


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrino, fatores comportamentais e fatores genéticos ou hereditários. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor. Ele está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja também é sintoma, assim como alterações no mamilo. Outro sintoma é o aparecimento de nódulo na axila ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas. Vale lembrar que grande parte dos casos são assintomáticos, ou seja, silenciosos. As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) este ano podem surgir 59 mil novos casos no Brasil, por isso a importância do diagnóstico precoce.

Por isso, Ame-se, cuide-se, só você pode fazer por você!

Junte-se a nós.
Visite nossas páginas.Fapage - TapajosMeuEstadoGrupo de Facebook -  TapajosMeuEstado
Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516360
Tesoureiro: Adailson Walgham (Dadá). (93) 992257813
ICPET e Divisão do Estado do Tapajós - Prefeitura Municipal de Santarém.

Nenhum comentário