ICPET disponibiliza consultoria aos partidos políticos nas eleições 2020 para que todos incluam o projeto estado do Tapajós na gestão de governo.

O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - como movimento suprapartidário, torna público a disponibilidade de auxílio a todos os partidos políticos sobre orientação para a inclusão da luta pela criação do estado do Tapajós no planejamento de governo e programa de gestão dos candidatos que concorrem no pleito eleitoral 2020.
Políticos e estado do Tapajós são temas que jamais devem andar separados pois são os políticos em primeira e última instância que irão efetivar o novo estado. A participação popular se dá no momento da consulta popular (plebiscito), mesmo esse, precisa ser validado pelos políticos e cobrando a emancipação dia representantes mas câmaras municipais e prefeituras.
"É de estrema importância que os candidatos e governos vejam como uma necessidade a inclusão do estado do Tapajós em seus projetos de gestão, pois é o maior projeto de desenvolvimento para nossa região, com repercussões positivas para todos os municípios que fazem parte do mapa do futuro estado, e possuem a aprovação de 96,64% da população", argumentou Jean Carlos Leitão, presidente do ICPET.
O envolvimento político é extremamente necessário nesse momento quando temos um pedido de plebiscito tramitando no Senado Federal, pedido esse feito pelo Senador Siqueira Campos do Tocantins, após o ICPET enviar o projeto de emancipação.