Estado do Tapajós - Com 100% dos votos a favor, lideranças de diversas Instituições elegem diretoria do ICPET.


A eleição para a diretoria do ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Santarém, em uma data especial que nos lembra o Dia do Plebiscito, 11 dezembro.
Foram eleitos, com 100% dos votos a favor, para o triênio 2021 - 2023, vinte e dois membros. Confira a lista dos eleitos(as):

Diretoria do ICPET 

Chapa: Juntos criamos o estado

 Presidente: Jean Carlos de Sousa Leitão
CURRÍCULO BIOGRÁFICO

Jean Carlos de Sousa Leitão nasceu em 26 de abril de 1977 na cidade de Alenquer - Tapajós. É filho de Etelvina de Sousa (In memoriam) e Francisco Brito (In memoriam).

É formado em Magistério, Teologia (Brasília) e Pedagogia com habilitação em Sociologia e Filosofia, e Pós Graduado em Gestão Escolar (EAD).

É pintor de automóveis profissional e atuou na profissão no Exército Brasileiro (8° Batalhão de Engenharia e Construção), onde permaneceu por quatro anos.

Como Coordenador do Projeto Social “Gente da Amazônia”, realizou cerca de 30 mil atendimentos com atividades socioeducativas para população em vulnerabilidade social e ainda Coordenador de atividades teológicas e projetos sociais nas comunidades quilombolas São Raimundo da Palestina e Bom Jardim em Santarém. 

É palestrante em diversos temas e professor de formação com atuação nas séries iniciais, e foi vice-diretor de escola pública.

Como candidato a vereador nos anos 2012 e 2016 somou quase 1.100 votos.

Como locutor na Rádio Princesa FM apresentou os programas Eu Gospel de Você, Valores da Terra, Patrulhão 93, De Cara com a Realidade e foi Diretor de Jornalismo. 

Foi representante das entidades religiosas no movimento por emancipação e posteriormente coordenador do comitê pró estado do tapajós durante o Plebiscito de 2011 na grande área do Santarezinho e maracanã e vice presidente do movimento, presidente e reeleito presidente no último dia 11/12/2020

Hoje é membro da Associação dos Reservistas de Santarém, vice presidente da comunidade São José no Planalto santareno e presidente do ICPET Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós que luta pela criação de uma nova unidade federativa no coração da Amazônia, tendo hoje um Projeto de Decreto Legislativo PDL 508/2019, que convoca plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós protocolado no Senado Federal.

1° Vice Presidente: José Giovani dos Santos
JOSE ĢIOVANI DOS SANTOS,  solteiro nascido no dia 26/06/65 no município de Santarém Pará,  tenho 55 anos. Filho de Maria Neusa dos Santos. 
Comecei minha vida independente desde 11 anos de idade, já trabalhando com carteira assinada em 1979 até na presente data.
Comecei no movimento social desda décadas 80 já sendo presidente de classe e militantes do movimento estudantil nesta época. 
Sendo escoteiro e chefe de escoteiros por 16 anos.
Garçom profissional por 5 anos na década 90.
Presidente de time de futebol de campo por mais de 10 anos, trabalhando com crianças, adolescentes, mulheres e adultos no time.
Presidente de grupo folclórico Matutos Espalhar Brasas e membro da ASGRUF.
SIDICALISTA DA EDUCAÇÃO:
Fundador da Sub Sede do Sindicato dos trabalhadores em educação Pública do Estado do Pará e presidente da Sub Sede do SINTEPP por 12 anos, presidente do SINTEPP da Regional Oeste do Pará e membro da Estadual e da CNTE Confederação Nacional dos trabalhadores em educação Pública do Brasil, sendo membro da Comissão de Formação de Formadores viajando por 10 anos no Brasil todo, no período da transição da LDB Lei de Diretrizes Básica da Educação Nacional. 
Fundador da UGEL União de Grêmios Estudantil Livres de Santarém,  que hoje tem no Brasil todo. 
Presidente de vários conselhos municipais de Santarém. 
Fundador e presidente de honra da COORESAN Cooperativa de Seleção de Matérias Reciclagem de Santarém. 
Presidente do Bairro Jardim Santarém, 2008 a 2011.
Presidente da UNECOS por um mandato em 2015.
Assossor Comunitária em Santarém. 
Assossor Parlamentar por dois mandatos do Vereador Valdir Matias Jr. 
Secretário do Diretório do Partido Verde de Santarém. 
Secretário por dois mandatos do Fórum de Entidades da Sociedade Civil Organizadas do Oeste do Pará. 
Presidente do FÓRUM de Entidades da Sociedade Civil Organizadas do Oeste do Pará. 
2° Vice-presidente do ICPET no mandato do Professor e Dr. Edvaldo.
3° Vice-presidente no primeiro mandato do Professor Jean Carlos.
Ontem reeleito na chapa do Professor Jean Carlos.
1° Vice-presidente do ICPET. 
Giovani Santos - Ativista Social, reconhecido a nível nacional e internacional.

2° Vice Presidente: Olavo Rogério Bastos das Neves
Olavo Rogério Bastos das Neves, cidadão santareno, 46 anos, casado, pai, dois filhos. professor, administrador, sócio proprietário do Grupo das Neves.
Foi presidente da ACES – Assoc. Com. e Empresarial de Santarém (2007–2010). Fundador e presidente da CACEOP – Câmara de Assoc. Com. e Empresariais do Oeste do Pará (2008–2012). Eleito presidente da FACIAPA – Federação de Assoc. Comerciais do Pará para dois biênios (2013–2016).
Professor Universitário, foi titular da UNAMA (2003-2018), atualmente é professor do IESPES - Instituto Esperança de Ensino Superior.
Aceitou convite em 2008 da Governadora do Pará, Ana Julia Carepa, representando o Oeste do Pará no Fórum Permanente de Desenvolvimento.
Convidado pela Coca-Cola em 2009, assumiu distribuição no Oeste do Pará, hoje, com expansões, responde por 602.128 Km2 e 2,15 milhões de consumidores.
Em 2011, Olavo foi destacado líder do movimento pela Criação do Estado do Tapajós. Recebeu "Honra ao Mérito" da Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, do Dep. Lira Maia da Frente Pró Estado do Tapajós e do Prof. Edivaldo Bernardo do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós.
Recebeu da Assembleia Legislativa do Pará título “Honra ao Mérito” em 2011, pelos relevantes serviços prestados ao Estado, proposição do Dep. Estadual à época, Alexandre Von.
Conquistou Cidadania Portuguesa em 2013.
Em 2015, foi convidado pelo Governador Simão Jatene à presidir a CODEC - Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará, porta de entrada para investidores. Em 2018 foi responsável pela implantação da Secretaria Regional de Governo no Oeste do Pará, sendo o primeiro Secretário de Governo Regional.
Exerce atualmente a Direção Executiva no Grupo das Neves que envolve diversas empresas em vários segmentos como: Bebidas, motocicletas, náutica, alimentação, flores/decoração, moda e energia solar.
Cristão, reconhece Deus em sua trajetória, agradecendo pela vida dos servidores públicos que fizeram parte de sua experiência, colaboradores de suas empresas, amigos e, em especial, sua família, porto seguro em todos os momentos.

3° Vice Presidente: Malaquias José Mottin
Malaquias José Mottin é empresário do ramo de reciclagem de materias plásticos e Produtos em flexografia. Natural de Paim Filho, Rio Grande do Sul. Santareno há 16 anos. Casado com a Sra. Cidene Casari Mottin, e pai de Daniel Mottin, Marília Mottin e Verônica Mottin.

1° Secretária: Cissa Loyola
Cissa Loyola, nasceu em Tauá,  Ceará,  em 18 de agosto. É formada em letras com especialização em Produção Jornalística para TV e Docência em Ensino Superior.  Foi professora na rede estadual municipal e particular de ensino. É jornalista desde 2002, atualmente é repórter e apresentadora da TV Tapajós, afiliada a Rede Globo, função desempenhada por 15 anos , coordenadora voluntária de comunicação do ICPET e cerimonialista na Câmara Municipal de Santarém.

2° Secretário: Raimundo Silveira Bezerra Filho
Raimundo Silveira Bezerra Filho(Ex Marvado), Natural de Terra Santa-Tapajos, nascido em 26/08/1964.
Corretor de Imóveis, Ex Vereador  de Terra Santa, militante da Emancipação há Décadas e pronto para o Combate!!👉👉🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

3° Secretário: Edinelson Mota Batista
Edinelson Mota Batista
Nasceu em Agosto de 1986 na Cidade de Santarém - Tapajós. É filho de Antônia Mota Batista e Manoel Fernandes Batista
É Formado em Teologia Profissional, Acadêmico de Direito, trabalhou 20 anos como Impressor de Offset. É empresário proprietário de gráfica no município de Santarém.

1° Tesoureiro: Clodomilson de Almeida Lima
Clodomilson de Almeida Lima 
É nascido no estado de Rondônia e mora em Santarém a 34 anos, filho de Claudionor Ferreira Lima e Aldecir de Almeida Lima. É comendador do estado do Pará pela luta de tolerância religiosa. Faz parte do Conselho de segurança pública. É presidente da Associação Religiosa em Santarém.

2° Tesoureira: Sidelma Ribeiro Santos 
Sidelma Ribeiro Santos nasceu em 10 de julho, em Santarém. Tem 51 anos. Filha de Raimundo Almeida Ferreira dos Santos e Maria das Dores Ribeiro Santos.
Formada em  Pedagogia. Atua no movimento social há mais de 35 anos. Atuou como presidente da UNECOS, conselheira tutelar, presidente da associação de  moradores da área verde, secretária de articulação política do Partido Verde. 

NOTA EXPLICATIVA: Sidelma Ribeiro assumiu o cargo por ser suplente da diretoria após assembleia que substituiu a 1° Tesoureira.

1° Suplente: Ambrózio Brito  Ferreira
Sou Ambrózio Brito Ferreira, filho de Fausto  Bentes Ferreira e Antônia Lopes Brito. Nasci em 15/08/1960 natural de Alenquer, moro a 30 anos no bairro Vitória Régia em Santarém-Pará. Sou estudante do curso de administração na universidade Paulista. Sou sindicalista e líder comunitário onde  faço parte como Presidente do sindicato dos trabalhadores nas indústrias de panificação e confeitaria, Vice Presidente do conselho comunitário de segurança da grande área da Nova República zona sul, fundador da associação comunitária do bairro Vitória Régia e Presidente por dois mandatos. Direitor do fóruns das entidades da sociedade civil organizada do oeste do Pará. Diretor do conselho da APA do saubal, represento a associação comunitária no conselho de segurança alimentar nutricional (CONSEA). Sinto- me honrado mais uma vez por poder fazer parte da diretoria do instituto cidadã Pró Estado do Tapajós.

2° Suplente: Laís da Costa Reis
Laís da Costa Reis nasceu em 27 de Dezembro em Santarém, tem 27 anos, filha de Jorgeane Lopes da Costa e Liomar Campos dos Reis.
Atuou como coordenadora da luta pró estado do Tapajós no município de Itaituba e sempre atuante nas ações em Santarém.
Tem como formação em andamento o curso de serviço social.
Servidora na câmara de vereadores do município de Itaituba.

1° Conselheira Fiscal: Rosenilda Lima Sá
CURRÍCULO BIOGRÁFICO. 
Rosenilda lima Sa nascida 29/07/82. Natural de Santarém - Tapajós. Filha de Maria Socorro Oliveira Lima (In memoriam) . Casada. Micro empreendedora. Foi lider comunitária, Atualmente presta serviços sociais voluntaria no ICPT. E faz parte da diretoria do CDS(Conselho de Desenvolvimento Socio Economico Sustentável da Grande Area do Maicá). E sinto-me honrada e fazer parte da diretoria do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajos.

2° Conselheiro Fiscal: Diego Siqueira 
CURRÍCULO BIOGRÁFICO 
Diego Siqueira Leitão nasceu em 25 de Dezembro de 1983 na cidade de Santarém- Tapajós. É filho de Francisca Nilza Siqueira Leitão ( In memoriam) e Francisco  de Sousa Leitão .
É Formado em Terapia Ocupacional (Manaus), Especializado em Massoterapia,Formado em Teologia e habilitado  em pedagogia. Mestrando em Antropologia. 
E Professor na Área da Massoteria,Palestrante de Relações humanas, como falar em público, Toxicologia, Expressão verbal,cura interior,hipnotismo.
E Terapeuta na a Área  de Tratamentos Terapêuticos e Reabilitação em Geral.
E também profisional na Área  De Segurança, 
Atuou 4 anos em Manaus como agente prisional, em Santarém atuou dos anos como  agente prisional.

3° Conselheiro Fiscal: Wallace Soares de Castro
CURRÍCULO BIOGRÁFICO

Wallace Soares de Castro nasceu em 16 de maio na cidade de Santarém - Tapajós. É filho de Miraselva Soares de Castro (In memoriam) e Francisco Sulivan S. Castro (In memoriam).

É formado em Saúde e Segurança do Trabalho e Transições Imobiliárias.

É CEO da TV Jambú online,  empreendedor na área da construção civil e mentor de desenvolvimento humano.

Como locutor na Rádio Princesa FM apresentou os programas, Patrulhão 93, Alto Astral, Repórter no Setor de Jornalismo. 

Hoje é membro da Comissão dos delegados do CRECI atuando na prerrogativa dos corretores de imóveis e intercâmbios, entre outras atividades executadas, é acionista na Bolsa de Valores sendo participante nas maiores empresas do país com ações na indústria e estatais de todo país, e investidor no exterior.

4° Conselheira Fiscal: Cremilda Figueiredo Cordeiro
CURRÍCULO BIOGRÁFICO

Cremilda Figueiredo Cordeiro, nasceu em 24 de janeiro de 1987 na cidade de Alenquer - Tapajós. É filha de Regina Célia Figueiredo Cordeiro e Juracy de Araújo Cordeiro Filho.

Estudante de Ciências Contábeis, Administração e Agronegócio.

Atua no Departamento Pessoal e Recursos Humanos do Grupo Noroeste Vidros.

5° Conselheiro Fiscal: Mardnes Tiago Sousa Rabelo
Mardnes Tiago Sousa Rabelo, nascido em 01/02/1968, natural de Santarém _ tapajós, filho de José Augusto macambira Rabelo (in memória) e Maria Arlete de Sousa Rabelo, delegado de polícia civil, pos graduação em segurança pública e direito ambiental, e (flamenguista)

1° Suplente Conselheira Fiscal: Adriane Carmo Vieira
Sou Adriane Vieira, filha de dona Odete Carmo Vieira e seu Edemir Vieira. Sou natural de Santarém, tenho 26 anos, moro no bairro Amparo. Atualmente atuo no ramo de GLP (gás liquefeito de petróleo). 

Foi voluntária atuante da Coordenadoria de Comunicação do ICPET.

Tenho muito  orgulho de poder fazer parte desta história.

2° Suplente Conselheira Fiscal: Rosilene Lima Figueira
CURRÍCULO   BIOGRÁFICO     
Rosilene Lima Figueira. Nasceu em 16 de março   de 1973. Na cidade de Prainha município de Santarém. É Filha de Maria do Socorro de Oliveira Lima (in memoriam) e Roowelt de j.da Silva Figueira. (in memoriam). Cursou o  técnico de piscicultura, inglês, agronomia, secretariado,  economia, administração e outros. Curso superior incompleto de Gestão Ambiental. Profissão secretaria, artesã e vendas, atuante  com pesquisa de campo para  empresas. E  Fiscal dos serviços Coselho De desenvolvimento Socio Económico da Grande Area do Maicá- 
(  CDS ). E serviços voluntários para a  comunidade.

3° Suplente Conselheiro Fiscal: Nazareno picanço
Nazareno Picanço

Nasceu em 25 de Dezembro de 1979 na Cidade de Santarém - Tapajós. É filho de Raimundo Humberto de Sousa leitão e Regina Amada Picanço leitão
Tem o ensino médio completo e técnico em radiologia. Atuante na área de Radiologia

4° Suplente Conselheiro Fiscal: Marcos Vinícius Torres Mourão
Marcos Vinicius Torres Mourão nascido em Santarém - tapajós 03/05/1999 atuante muita vezes como voluntários no icept . Ensino médio completo representante da ala jovem do patriota Santarém , micro empreendedor

5° Suplente Conselheira Fiscal: Sandra Maria Santos Vieira
Curriculo Biográfico
Sandra Maria Santos Vieira-nasceu no dia 12 de Agosto de 1965,na cidade de Santarém- Tapajós.É filha de Maria das Dores Ribeiro Santos e Raimundo Almeida Ferreira dos Santos.Formação Acadêmica:Pós -Graduação em Gestão Escolar.Curso Superior Completo-Licenciatura Plena-com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais de 1a/4a séries do Ensino Fundamental-e EJA-Educação de Jovens e Adultos.Atuou nas Redes de Ensino Estadual e Particular.Ensino.Médio-Curso Magistério-Professora Especialista em Gestão Escolar.Tem Experiência e Participação na área e Educação, Coordenação de Projetos e Planejamento,Conferências,Congressos,Seminários,Palestras,Serviços Voluntários,Oficinas mimistradas e participativas,Publicaçãode Artigo Educacional,Encontros de Formação Continuada com Professores e Entidades/Categorias da Socuedade Civil Organizada,Ex-Presidente da Associação de Moradores do Bairro do Livramento,já foi Vice-Presidente do SINPROSAN(anos 90) e membro da mesa diretora por mais duas Gestões (sendo agraciada com honra ao Mérito),foi Diretora de Escola Pública Municipal e Atualmente é membro do Forum Municipal de Educação- FME e Sec.Executiva dos Conselhos de Controle Social/ligados a EDUCAÇÃO.
---------------------------------------------------------------------------
O ICPET luta constantemente por caminhos que possam viabilizar a criação do novo Estado. Em 2019 em articulação com o Senador Siqueira Campos do estado do Tocantins foi protocolado novo pedido de plebiscito que está em tramitação no Senado Federal.

Confira abaixo alguns registros da eleição:

Um comentário: