Reunião com o ICPET, ACES, SIRSAN, empresários e lideranças diversificam estratégias pró estado do Tapajós




O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - trabalha para que o processo de criação do novo estado tramite no Congresso Nacional e STF. Com esta finalidade foi realizada uma reunião com o advogado constitucionalista de Brasília, Dr. Marcos Pimenta. 


Também participaram do encontro: o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão; o presidente da ACES, Roberto Branco; o presidente do SIRSAN, Sérgio Schwade; o economista, Dr. José de Lima; o Conselheiro Honorário do ICPET, Dr. Professor Edivaldo Bernardo; o vereador em Santarém, Elielton Lira; o empresário, Malaquias Mottin; o empresário Carlos Plachi; o empresário e diretor de pecuária do SIRSAN, Carlos Chaves e o articulador político Reinaldo Pimentel. Juntos eles têm em comum o objetivo de diversificar as estratégias pró emancipação da região.


No encontro, o Dr. Marcos Pimenta esclareceu detalhes da ADIN - Ação Direta de Inconstitucionalidade - sobre a qual o STF - Supremo Tribunal Federal - emitiu decisão que envolve o plebiscito de 2011. Segundo o advogado a inconstitucionalidade é clara e precisa ser corrigida, para isso, ele já ingressou com processo que está tramitando na Suprema Corte.


Todos participaram questionando e contribuindo sobre o tema e o pensamento comum das lideranças que estiveram na reunião é que o caminho jurídico também é uma saída viável.


O presidente da ACES, Dr. Roberto Branco defendeu um discurso de unidade de todas as forças favoráveis e solicitou que se realizasse o levantamento dos custos.


O presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, questionou sobre  as possibilidades de sucesso da ADIN. Fez um paralelo com a ADIN movida pela Assembleia Legislativa do Goiás, que ingressou com a ação de inconstitucionalidade da decisão do STF em 2011.


O presidente do SIRSAN, Sérgio Schwade, esclareceu que haverá apoio da classe dos  produtores rurais e ainda fez um resumo das dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo.


Para o Dr. professor Edivaldo Bernardo, esse é um momento oportuno para dar andamento às ações de integração regional unindo todos.


Dr. José de Lima explicou que realizar uma campanha de arrecadação de fundos nesse momento é um caminho para pagar os custos.


O empresário Carlos Chaves se colocou à disposição pra ajudar no processo emancipatório da região.


Para o Ver. Elielton Lira, que fez uma explanação sobre o tema de emancipação regional dentro do ambiente político, os desafios a serem enfrentados serão grandes. Acrescentou que a maioria das forças políticas regionais são entusiastas em conjunto com vontade popular para a criação do novo estado.


O empresário Malaquias Mottin se colocou à disposição. Argumentou que ao viajar pela região percebeu que o tema "estado do Tapajós" é uma pauta que está viva no coração das lideranças e que está disposto a articular esta luta em Santarém e nos municípios envolvidos.


O empresário Carlos Plachi estendeu a possibilidade de ajudar na questão jurídica e se colocou a disposição para contribuir em todo o processo.


Reinaldo Pimentel sugeriu diversificar as estratégias. Disse ainda que, articulação política é necessária, mas a questão jurídica precisa ser um caminho que precisamos olhar com atenção.


As articulações continuarão para que o projeto de criação do novo Estado possua as vertentes onde caminhem a esfera jurídica com a ADIN que está no STF e a política com o pedido de Plebiscito que está no Senado Federal.


_____________________________________________________________________________________

Junte-se a nós! 
Seja um voluntário (a) você também!
Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 988135012
Texto: Presidente do ICPET Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.
Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola
Imagens: Acervo ACES - Associação Comercial e Empresarial de Santarém

Apoio
Servidores Públicos de Santarém - Doação Voluntária
Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento.
Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).

Visite nossas páginas
Fapage - TapajosMeuEstado
Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado
Email - plebiscitotapajos@gmail.com

Nenhum comentário