Audiência Pública lembra os 10 anos do plebiscito de 2011; comemora novo pedido de consulta popular e decide por criação de Frente Parlamentar pró Estado do Tapajós


Com a presença de 20 vereadores (as) 3 presidentes de Câmara, empresários, jornalistas, OAB e demais lideranças da região dos 23 municípios do futuro estado do Tapajós, a Câmara de Vereadores de Santarém em parceria com o ICPET – Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - promoveram Audiência Pública Alusiva aos 10 anos do Plebiscito de 2011.
A sessão teve intermediação do vereador Elielton Lira, autor do Requerimento que originou a Sessão, e do vereador Alysson Pontes, presidente em exercício da Câmara Municipal de Santarém.

Assista na íntegra a audiência no link abaixo:

https://fb.watch/9P6u4qsNcQ/


MEMBROS DA MESA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

- Ver. Elielton Lira (Santarém) e autor do requerimento que originou a Audiência Pública
- Ver. Alysson Pontes – Presidente em exercício da Câmara Municipal de Santarém
- Ver. Alexandre Maduro – Município de Santarém
- Ver. Gilmar Milanski – Presidente da Câmara do Município de Uruará 
- Ver.  Assis Nogueira – Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Mojuí dos Campos
- Ver. Lércio Calderaro – Presidente da Câmara do Município de Alenquer 
- Ver. Ângelo Tapajós – Município de Santarém
- Prof. Dr. Edivaldo Bernardo - Membro do ICPET
- Dr. Felipe Castro – Representando a OAB
- Ex Vereadora Ivete Bastos – Presidente do STTR 
- Sr. Ambrósio Brito – Representando os CONSEG – Conselhos de segurança

- Prof. Jean Carlos Leitão - Presidente do ICPET Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós

INTEGRANTES DOS ASSENTOS DESTINADOS

- Ver. JK do Povão – Município de Santarém 
- Ver Samuel Nogueira – Município de Uruará
- Ver. Mateus Sousa - Município de Uruará
- Ver. Jachison oliveira - Município de Uruará
- Vera.  Francisca Marivone - Município de Uruará
- Ver. Junior Leandro - Município de Uruará
- Ver. João Carlos - Município de Uruará
- Ver. Adilson Alves - Município de Uruará
- Giovani Santos – Vice Presidente do ICPET e Presidente do Fórum das Entidades do Oeste do Pará
- PAI Clodomilson - Presidente das associações das religiões afrodescendentes

- Professora Joelma Serique SIMPROSAN 
- Elis Sílvia– Secretaria de Agricultura 
- Ver. Gedeon Moreira – Município de Uruará
- Andrei Malheiros – Empresário
- Ex. Vereador Jakcson do Folclore – Santarém
- Jornalista Hélio Nogueira
- Ver. Murilo Tolentino – Município de Santarém
- Presidente do bairro Matinha  Neguinho da Matinha
- Presidente do bairro Prainha Moisés 
- Irmão Valter – Liderança 
- Renato – Tv do Município de Uruará
- Coronel Tomaso

- Antônio Farias Filho – liderança do Município de Uruará
  

FIZERAM USO DA PALAVRA, NESSA ORDEM:

- PRESIDENTE DO ICPET JEAN CARLOS LEITÃO:
“Destacou o excelente trabalho realizado pelos os antepassados e explicou que hoje temos uma nova consulta popular em tramitação no Senado Federal PDL 508/2019 que está na CCJ do Senado Federal”.
 
- VEREADOR ÂNGELO TAPAJÓS - SANTARÉM
“Eu sou de Belém e no Plebiscito de 2011 eu votei NÃO. Depois de alguns anos morando em Santarém eu peço perdão a todos dos municípios do futuro estado do Tapajós - Só sabe a realidade e necessidade quem mora aqui – Precisamos convencer os moradores de Belém e região Metropolitana – Onde eu estiver eu sempre serei favorável ao estado do Tapajós”.

- EX VEREADORA IVETE BASTOS – PRESIDENTE DO STTR
“Tive a honra de viajar em aviões pequenos para sensibilizar e mobilizar os moradores do Oeste do Pará – Eu era Parlamentar na época do Plebiscito de 2011 – Hoje venho aqui pra reiterar esse compromisso na luta – Nós queremos, nós necessitamos que nosso estado do Tapajós seja criado”.

- VEREADOR GILMAR ANTÔNIO MILANSKI – PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE URUARÁ

 “Sempre estive nessa luta junto com nosso amigo vereador Gedeon Moreira. Há 10 anos perdemos uma batalha mas não a guerra. Em nome de muitos que lutaram como nosso amigo Orlando Pereira que possamos criar o estado do Tapajós”.

- VEREADOR LÉRCIO CALDERARO
“Em 2011 eu fazia parte das lideranças dos estudantes e fizemos uma grande passeata – quero parabenizar o prof. Edivaldo Bernardo por sempre lutar pelo estado do Tapajós – O ex vereador Reginaldo campos que sempre Lutou e viajou os municípios falando da criação do estado – e parabenizar o atual presidente Jean Carlos Leitão que não é fácil, mas parabéns amigo”.

- PROF. DR. EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
“Porque ainda não criamos o estado do Tapajós? Não temos mais pendências para se criar o estado do Tapajós. Estamos com a bola no pênalti e sem ninguém pra chutar... passamos quase 10 anos atrás de uma liderança política da região pra pedir um novo plebiscito – Queremos o estado por sentimento regional, pois ainda se asfalte de outo as ruas ainda sim ficará a sensação de queremos o estado, não apenas por uma questão de abandono, é sentimento”.

- AMBRÓSIO BRITO – PRESIDENTE DOS CONSEGS
“Fico muito feliz pela força de vontade que tem nosso presidente Jean Carlos Leitão – Somos abandonados – Temos que estar juntos por esse projeto que será bom pra todos”.

- VEREADOR ASSIS NOGUEIRA PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS
“Falar de emancipação é emocionante porque já participei no meu município de Mojui e nós somos exemplo de que a criação de estado e municípios traz benefícios – Eu fiz parte de uma das caravanas e vimos a favorabilidade dos senadores. Com a criação do estado do Tapajós teremos um avanço socioeconômico muito grande – e vamos em frente e até a vitória se Deus quiser”.

- VEREADOR ALEXANDRE MADURO – MUNICÍPIO DE SANTARÉM
“Perdemos a luta mas a guerra continua – Temos que ter cautela e calma na condução do projeto – a aluta é grande pela frente – a luta é de todos independente de bandeira partidária – eu apoio o movimento de forma irrestrita – O governador é presente na região mas isso não irá nos tirar a vontade de lutar pelas nossas melhorias”.

- DR. FELIPE CASTRO – Representando a OAB SANTARÉM
“Essa Bandeira era levada com afinco por nosso Presidente Ubirajara Bentes, que nos deixou por causa do COVID – E essa bandeira será carregada por nós até que seja concretizada a criação deste estado – O poder emana do povo – é o povo que irá decidir pela criação do estado – líderes convoquem o seu povo para lutar pelo estado – Está na hora de sermos donos do nosso próprio destino – contem com a OAB”.

- VEREADOR ELIELTON LIRA – MUNICÍPIO DE SANTARÉM
“Não podemos deixar de falar da criação do estado do Tapajós – foi uma promessa de vida se um dia fosse vereador eu defenderia a criação do estado – Fomos várias vezes a Brasília de gabinete em gabinete pedindo voto dos senadores para o PDL 508/2019 – Momento de falar de Tapajós não é apenas perto de eleição, pois nosso movimento não é uma bandeira de eleição e sim uma busca por melhorias – os militantes do Tapajós não são contra o governo, o estado do Tapajós é um bem necessário e não podemos ter barreiras políticas – o estado é muito grande e é humanamente impossível abraça-lo como todo – E quero deixar uma proposta de criar a FRENTE PARLAMENTAR PRÓ ESTADO DO TAPAJÓS”.

- EX VEREADOR JACKSON DO FOLCLORE – MUNICÍPIO DE SANTARÉM
“Quando se pensa em criar o estado do Tapajós se fala das dificuldades enfrentadas pela região – Existe uma fundação Cultural do Pará criou um auxílio 40 serão de Belém e 10 do interior e ainda tem que participar dos eventos da Fundação, mas não temos como participar por causa da distância – Precisamos do estado do Tapajós”.

-   ANDREI SERRUYA – MEMBRO DO MOVIMENTO AVANÇA TAPAJÓS
“Existe desde o império a ideia de emancipação da região – é uma luta difícil mas não impossível – é importante a união dos 23 municípios - Quem tem que decidir é o povo – Não vejo os deputados aqui eles se acovardam – o estado não pode ser negociado nas mãos de políticos”.

- EX VEREADOR GEDEON MOREIRA – MUNICÍPIO DE URUARÁ
“Eu também faço parte dessa luta há mais de 20 anos – Como presidente da câmara de vereadores de Uruará sempre lutei e quando foi aprovado no Senado eu estava dentro do Plenário – Sou base do governador e ele precisa entender que o Tapajós não é adversário do governo dele – Vamos sentar com todos os representantes e tentar trazê-los para a luta”.

- JORNALISTA HÉLIO NOGUEIRA 
“Nossa região é forte e rica – somente nos últimos 5 anos nossa região produziu somente na extração de ouro 28 toneladas – 18 bilhões de PIB – temos condições de nos sustentar – temos autonomia – o que falta é união política – Temos que eleger pessoas da região favoráveis ao estado do Tapajós”.

- NEGUINHO DA MATINHA – PRESIDENTE DO BAIRRO DA MATINHA
“Precisamos ajudar financeiramente o ICPET – Tem que ter recurso – pra tudo tem que ter dinheiro – vamos abrir uma conta para o instituto pra ajudar”.

- VEREADOR SAMUEL NOGUEIRA – MUNICÍPIO DE URUARÁ 
“Precisamos que nossos deputados compareçam nas discussões – vamos trazê-los para essa luta”.

-  VEREADOR JK DO POVO – MUNICÍPIO DE SANTARÉM
“Quero fazer um elogio ao companheiro Jean presidente do ICPET – A luta é grande mas você não tem largado – podemos nos unir e solicitar a AMUT E AMUCAN para que repasse um valor ao ICPET para ajudar nessa luta – Acompanhei o Ver. Ângelo Tapajós pedindo perdão (por ter votado contra quando morava em Belém), e o senhor está perdoado vereador – São muitas dificuldades. Em Santarém são mais de 50 mil pessoas esperando fazer um exame – o estado do Tapajós precisa ser criado – imagina ter 8 deputados federais, 3 senadores? Isso é uma força enorme – precisamos nos unir pra dá o apoio que o ICPET merece”.

- VEREADOR MATEUS SOUSA – MUNICÍPIO DE URUARÁ
“Saímos pela madrugada de Uruará para participar dessa importante audiência – temos muitas dificuldades – acabei de receber cobrança de um amigo que está há 4 anos esperando do hospital Ofir Loyola em Belém para que ele possa fazer uma cirurgia – o estado do Tapajós sendo criado termos mas condições para resolver essas questões – Lamento a falta dos deputados nessa audiência – reafirmo aqui nosso compromisso em lutar pela criação do nosso estado do Tapajós”.
 
- IRMÃO VALTER – LIDERANÇA 
“Queria dizer Jean que você está de parabéns – e dizer aos nossos vereadores não tenham medo do governador Hélder Barbalho – somos militantes dessa causa do estado do Tapajós desde o início – aqui fica minha revolta ao governador Hélder Barbalho por tentar enfraquecer a luta”.

- VEREADORA IVONETE DA RÁDIO – MUNICÍPIO DE URUARÁ  
“Quando falamos de estado do tapajós não falamos de divisão e sim de criação de oportunidade em crescimento diminuir logísticas – Temos um oeste do Pará forte – Temos várias desafios ainda para que possamos criar nosso estado”.

- PROFESSORA JOELMA SERIQUE - SINPROSAN
“O neguinho foi propositivo quando falou sobre a questão financeira. Essa luta precisa de dinheiro – O estado do Tapajós vai sair – Nós conseguimos – e vamos ajudar nosso ICPET

- DR. EMANUEL BENTES – MUNICÍPIO DE ITAITUBA
“Esse momento oportuno para que possamos disseminar as informações – a fala do governador não pode nos desanimar – é fundamental dizer que precisamos eleger uma bancada forte comprometidos com essa causa – o povo também tem que pedir vista assim como senador pediu vista, nas eleições do ano que vem”.

- LUIZ AMAZÔNIA – LIDERANÇA DO ESTADO DO CEARÁ
“Esse projeto está no coração e na alma de todos nós – o estado do Tapajós não irá nascer, o estado do Tapajós já nasceu – essa data é importante para cada um de nós, tem que ficar marcada – Teremos uma economia firme – o estado do tapajós é forte na carne, na produção da caprinocultura e bovinocultura, mineração ouro, prata, nióbio, bauxita, ouro, cana, arroz – levante essa bandeira e não desistam – estamos também lutando pela criação do estado do Karirí”.

- VEREADOR JÚNIOR LEANDRO MUNICÍPIO DE URUARÁ 
“Tive o privilégio de está em Brasília e presenciei a dificuldade do Jean Carlos Leitão até na alimentação – Se realmente queremos o estado do Tapajós precisamos nos juntar e lutar – são muitas as dificuldades”.

Em encerramento à audiência pública o vereador Elielton Lira agradeceu a todos e convocou para a criação da FRENTE PARLAMENTAR PRÓ ESTADO DO TAPAJÓS.
O presidente do ICPET Jean Carlos Leitão solicitou que se inicie os trâmites para a criação da FRENTE PARLAMENTAR PRÓ ESTADO DO TAPAJÓS.

O presidente em exercício vereador Alysson Pontes encerrou a Audiência solicitando que a criação da FRENTE PARLAMENTAR PRÓ ESTADO DO TAPAJÓS seja encaminhada para próxima reunião.


Junte-se a nós! 
Seja um voluntário (a) você também!

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 988135012

Texto: Presidente do ICPET Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.

Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola

Imagens: Acervo ICPET/ Câmera de vereadores de Santarém e Reprodução/Internet

Apoio
Servidores Públicos de Santarém - Doação Voluntária

Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento e apoio com os custos de viagens.

Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).

Visite nossas páginas

Fapage -  TapajosMeuEstado

Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Email - plebiscitotapajos@gmail.com


Nenhum comentário