Instituição com 20 mil estudantes inclui logomarca "Estado do Tapajós"


A iniciativa se junta a livros, lojas, monografias, teses de mestrado, doutorado e outros que lembram a criação do novo estado
O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - foi comunicado de que a nova carteira do estudante, modelo 2022, da Associação dos Estudantes de Santarém - AES trará a frase "Estado do Tapajós" com inscrição em alto padrão e logo abaixo a lista de todos os municípios que integrarão a nova Unidade Federativa.
A instituição reúne em Santarém cerca de 20 mil estudantes desde o ensino básico ao superior. Para o advogado da Associação Dr. Tiago dos Anjos é necessário falar desse que é o maior projeto de desenvolvimento para nossa região a criação do estado do Tapajós.
Diversas instituições na região adotam o nome "Tapajós" como logomarca e nomes de lojas e empresas como referência ao novo estado.
                                             Assembleia de Deus do Tapajós - Santarém

Ao longo dos anos de luta, trabalhos científicos também foram produzidos sobre o tema emancipacionista.
Recentemente, a diretoria do ICPET foi comunicada que o ex vereador entusiasta e lutador pela emancipacão, Reginaldo Campos, cumpriu todas as exigências e concluiu o curso de direito na ULBRA com monografia nota 10, voltada a temática do estado do Tapajós – Com o tema “Novo Plebiscito para a criação do estado do Tapajós Fundamentado no Art 12 - 1 da ADCT/ CF / 1988". O acadêmico Reginaldo Campos conclui que a intenção do constituinte ao escrever o Art. 18 parágrafo 3º, que plebiscito para a criação de estado deve acontecer “... na área diretamente interessada”, estava claro que deveria participar apenas os eleitores  da área a ser desmembrada e não em todo o estado como entendimento do STF em 2011.   
Na tese de doutorado Prêmio Oswaldo Cruz de Teses como melhor tese na área de Medicina, com o tema “Aceitabilidade da autocoleta cervicovaginal na determinação da prevalência do Papilomavírus Humano (HPV) em mulheres portadoras ou não da Imunodeficiência Humana 1 (HIV-1) vivendo na região Tapajós, Amazônia, Brasil” da Dra. Luana Lorena Silva Rodrigues, a região do Tapajós é citada. O doutorado em medicina Tropical, aborda o tema “Prevalência de infecções sexualmente transmissíveis em mulheres da região do Tapajós” ... que é uma "região distante, de difícil acesso e com poucos recursos, como na região do Tapajós, no Norte do Brasil.”
No Livro “Fundamentos Para a Criação do Estado do Tapajós – Efetivando a presença do Estado na Amazônia” Célio Costa e Peterson Pacheco submetem o tema a profunda análise científica concluindo pela viabilidade da criação do estado do Tapajós.
No livro “Todos Pela Mesma Causa – Estado do Tapajós: Uma Luz no Fim do Túnel”, Dídimo de Andrade aborda sob diversos prismas o estado como uma necessidade.
Na Tese de Mestrado  “Criando estado, fazendo região - Gramáticas na disputa da invenção do estado do Tapajós“ a autora Telma de Sousa Bermeguy, traz uma abordagem de como a região se tornou vida própria e com cultura independente da região metropolitana de Belém. E ainda, como o tema faz parte da vida cotidiana das pessoas.
Além de todas essas iniciativas, ainda temos inúmeras instituições na região dos 23 municípios que formarão o estado do Tapajós que possuem em seus estatutos o compromisso de lutar pela efetivação do novo estado.
Grandes entusiastas e lutadores da criação do estado do Tapajós Prof. Rui Antônio Sousa dos Santos, Prof. Elenilson de Almeida Rios, Prof. Abimael Lucas Neves Tavares - Como conclusão de curso superior apresentaram a monografia com o Tema "Novas Unidades Federativas do Brasil - O estado do Tapajós"

Junte-se a nós! 
Seja um voluntário (a) você também!

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 988135012

Texto: Presidente do ICPET Jean Carlos Leitão Teólogo, pedagogo e palestrante.

Correção/edição: Repórter e apresentadora Cissa Loyola

Imagens: Acervo ICPET e Reprodução/Internet

Apoio
Servidores Públicos de Santarém - Doação Voluntária

Prefeitura de Santarém -Divisão do Estado do Tapajós e sala cedida ao movimento e apoio com custos de viagens.

Câmara de Vereadores de Santarém (sala cedida ao movimento).

Visite nossas páginas

Fapage -  TapajosMeuEstado

Grupo de Facebook - #TapajosMeuEstado

Email - plebiscitotapajos@gmail.com

Nenhum comentário