Estado do Tapajós com artesanato para o mundo



O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós
Trançados do Arapiuns, uma dos artesanatos do
interior de Santarém.
celebra com centenas de profissionais esta data significativa, 19 de março, Dia Mundial do Artesão e o Tapajós é uma terra rica em artistas que usam a criatividade para criar obras de arte. A valorização destes profissionais é uma forma de também valorizar a cultura do nosso povo. Assim tão longe da capital e com investimentos apenas dos municípios e das associações a valorização não está à altura do que é produzido por eles. Mas com o novo estado, o artesão e a artesã do Tapajós podem esperar mais incentivos e valorização.

O artesanato local é uma memória das atividades do passado, como também uma expressão do povo e do patrimônio popular. Suas obras ajudam a contar a história de cada município. Assim como nos demais municípios da região, Santarém é abençoados com profissionais de excelência que ficaram conhecidos no mundo inteiro. Vamos conhecer agora dois deles: Mestre Isauro e Dica Frazão.

Izauro do Barro

O artesão Izauro Farias de Sousa, o Mestre Izauro ou Izauro do Barro, como ficou conhecido, se destacou em Santarém por ser um especialista em transformar argila em raras obras de arte, chegando a fazer réplicas das cerâmicas arqueológicas do Tapajós.

Mestre Izauro, natural de Santa Isabel do Pará, dedicou 80 anos à arte. Ele morreu em dezembro de 2015, aos 96 anos, de insuficiência respiratória. O trabalho dele ficou reconhecido internacionalmente. Em 2001, foi destaque no quadro “Me leva Brasil”, do Fantástico.

A história de vida e o trabalho inspirador de Izauro do Barro são lembrados até hoje. Ele se foi, mas deixou um grande legado na cultura de Santarém. A missão de transformar argila em cerâmica foi assumida pelo neto e o amigo, que trabalham há mais de 20 anos juntos.

Dica Frazão

A artesã Raimunda Rodrigues Frazão, a Dica Frazão, se destacou por usar penas de pássaros, sementes, folhas e restos de madeira na criação de peças e objetos, entre roupas, bolsas e leques. A habilidade dela revolucionou a moda no século XX.

Dica Frazão, natural de Capanema, no Pará, morreu em maio de 2017, aos 96 anos, por complicações decorrentes de uma pneumonia. Foram 76 dedicados a arte popular. A filha é quem toca o trabalho da artesã e coloca em prática o que aprendeu com a mãe na infância.

A artesã também foi estilista e vestiu a rainha Fabíola da Bélgica, o então presidente Juscelino Kubitschek e o papa João Paulo II. Morou por muitos anos em um casarão no Centro de Santarém, transformado no Museu Dica Frazão em 1999. 

#TapajosMeuEstado

ICPET Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós

Jean Carlos Leitão
Presidente
Contato: (93) 991516360
Adailson Waughan
Tesoureiro
(93) 992257813

Nenhum comentário