Estado do Tapajós e o Congresso Nacional.


O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós, após o Plebiscito de 2011, promoveu diversas reuniões com lideranças da região para que houvesse um caminho que nos conduzisse a um plebiscito apenas no Oeste do Pará para a criação do Estado do Tapajós. 

Como resultado dessas discussões e do desejo de independência da nossa região, surgiram dois PECs protocolados em 2013 no Congresso Nacional. O PEC 327, do Deputado Federal Lira Maia; e 297, do deputado Gioanni Queiróz, ambos pedindo consultas plebiscitárias exclusivamente nas áreas a serem emancipadas. 

Em 2014 a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Congresso Nacional emitiu parecer de constitucionalidade e admissibilidade aos respectivos Projetos de Emenda a Constituição.

Em 2015, fruto da militância pelo futuro estado, o deputado Federal Chapadinha protocolou o desarquivamento do PEC 327, que havia sido, na ocasião, apensada a mais três PECs. E o ICPET vem acompanhado a tramitação nas comissões da Câmara de Deputados Federais.


O ICPET vem desde 2012 coletando assinaturas para serem juntadas a esses projetos de emenda a Constituição, o PLIP, Projeto de Lei de Inciativa Popular, que hoje conta com mais de 200 mil assinaturas. E, farão coro para aprovar um novo plebiscito a partir das áreas emancipandas.

Todos os apoios são necessários. Lembramos a nossa região que é importante que forças políticas incluam na pauta Nacional a aprovação urgente desses PECs.

Por esse motivo, o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, e o tesoureiro, Adailson Waughan, estiveram com o deputado federal Chapadinha e na ocasião protocolaram ofício para que também outros PECs, de interesse da luta pela criação do Estado do Tapajós, sejam acompanhados pelo deputado.

Solícito, o deputado tomou ciência da luta que o ICPET empreende a quase 20 anos, assinou o PLIP, reafirmou o compromisso com a luta de emancipação e deixou o gabinete em Brasília a disposição do ICPET.

Brevemente, o Instituto irá realizar uma grande audiência pública regional, como chamamento da população e lideranças dos 23 municípios para, reforçar a luta e dá ciência dos caminhos que estão postos nesse período de militância para a criação do futuro estado.



Jean Carlos Leitão,
Presidente do ICPET
Instinto Cidadão Pró Estado do Tapajós

#TapajosMeuEstado

Nenhum comentário