Ação de integração em Rurópolis articula comitê do estado do Tapajós





O ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - esteve no município de Rurópolis, cidade de gente trabalhadora de belas cachoeiras e detentora de números econômicos condizentes com sua vocação de cidade metrópole. Na economia, dentre várias culturas, a cidade é referência na produção bovina, cacau, e hoje é a maior produtora de banana do estado com aproximadamente 11 milhões de pés.



A ação de integração no município teve como objetivo preparar lideranças para o pedido de plebiscito que será feito ao congresso nacional e instalar o comitê do movimento para dar andamento as ações de emancipação regional. O encontro foi organizado por lideranças locais como Marley Zanoto, Elis Rúbia, Adaias Torres,  Cleiton Abreu e o senhor Bartolomeu que se dispuseram a juntar forças nessa luta que representa nosso maior projeto de desenvolvimento. 




Para esse encontro histórico a Câmara Municipal de Vereadores de Santarém destacou o Vereador Alaércio Cardoso para acompanhar o ICPET que ao usar a palavra destacou a necessidade envolvimentos de todas as cidades, de todas as lideranças, de todas as categorias. Em seu pronunciamento o vereador convidou a todos a participar das ações do comitê e a importância de termos uma referência em Rurópolis para alavancar a luta. “O fácil os outros já fizeram, agora nós vamos fazer o que é difícil”, enfatizou Alaércio Cardoso, que é militante da luta desde a realização do Plebiscito de 2011.



Ainda acompanharam a Ação de Integração, representando o ICPET, a Coordenadora de Comunicação do Instituto, a repórter Cissa Loyola, o Coordenador de Coleta de Assinaturas, Airton Keire e o presidente do ICPET Jean Carlos Leitão. 






Na oportunidade Airton Keire chamou a atenção para que nossa linguagem seja de desenvolvimento mais do que apenas mostrar a nossa região como um lugar de turismo.


Para Marley Zanoto essa luta representa um sonho de crescimento econômico para nossa região e ao município de Rurópolis. A empresária que chegou em Rurópolis em 1978, veio do Rio Grande do Sul para empreender no meio da Amazônia, hoje desponta no cenário comercial de Rurópolis, mas espera bem mais que isso, e para esse crescimento econômico luta pelo estado do Tapajós. Marley deve integrar a equipe do Comitê que vai atuar em Rurópolis.



A também empresária, Elis Rúbia, que atua no ramo de autoescola destaca os entraves por conta da distância da capital, por conta da atividade econômica que desenvolve já precisou ir à Belém dezenas de vezes, investindo bem mais que o necessário por causa do isolamento geográfico. Para Elis, a única forma de desenvolver a região e diminuir as dificuldades é criando o estado do Tapajós.



Durante a reunião os vereadores de Rurópolis, Marcelo Duarte e Marcel Albuquerque também se colocaram à disposição para levantar alto essa bandeira de luta. Como líderes, destacaram o isolamento político em que vivemos e a necessidade de desenvolver não só Rurópolis mas as cidades em torno, em vários setores como a educação “Rurópolis fica entre as cidades de Santarém e Itaituba e não tem nenhuma Universidade, nosso jovens precisam sair de casa para obter formação e quase nunca voltam pra contribuir com este cidade”, ponderou o o Vereador Marcelo.



O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rurópolis Adaias Torres reafirmou o compromisso com essa luta e se colocou a disposição para seguirmos fortes na conquista da nossa liberdade. O presidente da Aces/Rurópolis foi escolhido o coordenador da Coleta de Assinaturas e deve integrar o comitê que será formado nos próximos dias.



O presidente Jean Carlos Leitão ministrou palestra sobre a criação do estado apresentando os caminhos que o ICPET está tomando para com o andamento do processo emancipatório. Além disso, Jean Carlos orientou sobre o processo de formação e instalação de um comitê, bem como as atividades que devem ser desenvolvidas pela equipe.



No encontro, também foi entregue ao ICPET a bandeira do município de Rurópolis que será utilizado para exposição de um projeto que o movimento está organizando.

Diversas lideranças também estiveram presente nesse grande encontro Sr. Caracol Presidente do SINTEPP fazendo uso da palavra.





Houve coleta de assinatura pelas lideranças locais.


Equipe que promoveu a "Ação de Integração" pelo estado do tapajós


Fotos do encontro.





Momento de poesia sobre o estado do tapajós recitada pelo senhor José Monteiro



Junte-se a nós!
Visite nossas páginas
Fanpage e grupo de Facebook-  Tapajosmeuestado
Grupo de Facebook -  Tapajosmeuestado
Email: comunicaicpet@gmail.com

Presidente: Jean Carlos Leitão (93) 991516360
Tesoureiro: Adailson Walgham (Dadá). (93) 992257813

Divisão do Estado do Tapajós - PMS - Prefeitura de Santarém.




Nenhum comentário